Guia da Semana

Compositor de peças clássicas, Ludwig van Beethoven (Ed Harris) enfrenta sérios problemas de audição. O ano é 1824 depois de um período de ostracismo, ele pretende fazer uma volta triunfal e, para isto, está escrevendo a Nona Sinfonia. A limitação auditiva faz com que ele precise de ajuda para copiar as partituras. O assistente que o acompanhou durante vários anos está doente e não tem mais condições de fazer o trabalho.

É quando Anna Holtz (Diane Kruger), uma ousada e talentosa estudante, entra em cena. Aos 23 anos, a jovem quer o emprego e, apesar de todo o desprezo de Beethoven, começa a trabalhar. O gênio forte e metódico do compositor não são barreiras para a sensibilidade da garota. Aos poucos, vai conquistando o grosseiro mestre e adquire uma profunda admiração dele. Tudo isso desagrada ao namorado dela, Martin Bauer. O músico está para voltar ao palco em breve e em meio a muitos contratempos a assistente faz tudo para terminar as cópias antes da grande reestréia.

O Segredo de Beethoven é um retrato ficcional do último ano da vida do compositor. O orçamento do longa ficou em torno de US$ 11 milhões. Embora o longa seja ambientado em Viena, as cenas foram rodadas em Budapeste. No elenco está Ed Harris, de Marcas da Violência, e Diane Kruger, que interpretou a personagem Helena em Tróia.

O Segredo de Beethoven

Diretor: Agnieszka Holland

País de origem: EUA/ALE

Ano de produção: 2006

Classificação: 10 anos