Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

O Sol - Caminhando Contra o Vento

Documentário traça a trajetória do jornal-escola O Sol, criado por intelectuais brasileiros nos anos 60.

O Sol - Caminhando Contra o Vento

Diretor: Tetê Moraes

País de origem: BRA

Ano de produção: 2006

Classificação: Livre

No Rio de Janeiro do final dos anos 60, a ebulição cultural era enorme. Pintores, atores, músicos e outros intelectuais conviviam e criavam obras e poesias. Criticavam acidamente a ditadura militar, que os oprimia. O Sol - Caminhando Contra o Vento relata a trajetória do jornal-escola O Sol, idealizado e construído naquele momento. Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Hugo Carvana e Betty Faria, que escreveram para a publicação, dão seus depoimentos e outros nomes importantes também aparecem.

O documentário parte de uma festa de confraternização, que envolveu editores, como Carlos Heitor Cony e Zuenir Ventura, colaboradores e artistas para refletir sobre fatos significativos da história brasileira, como o golpe militar, a censura imposta pelo AI-5, o movimento estudantil e os inúmeros festivais de música, muito populares na época. Imagens de arquivo e músicas simbólicas ajudam a lembrar e entender o que foi o jornal. Alegria, Alegria, um clássico de Caetano, com os versos O Sol nas bancas de revista / Me enche de alegria e preguiça, está presente.

Um dos momentos mais surpreendentes do documentário é quando Caetano nega que tenha composto o verso inspirado pelo jornal. Gilberto Gil, que o via ir buscar todas as tardes a então namorada, Dedé Gadelha, na redação de O Sol, afirma, em contraposição ao amigo, que a associação é inescapável. O filme foi dirigido por Tetê Moraes, co-escrito por Martha Alencar, e estreou no Festival do Rio de 2005, quando foi bem recebido.

Notícias recomendadas

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema