Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

O Tango de Rashevski

Família judia da Bélgica luta para manter suas tradições vivas.

O Tango de Rashevski

Diretor: Sam Garbarski

País de origem: FRA/BEL/LUX

Ano de produção: 2003

Classificação: 14 anos

Os Rashevski tentam se portar como uma família judaica até que a matriarca, Rosa, falece. Só então é que todos começam a perceber que era ela quem conhecia todas as tradições da religião e que eles não sabem viver dentro daquela cultura. A identidade e os costumes ficam confusos, ainda mais quando Nina, uma das netas de Rosa, é cortejada por Antoine, um cristão que aceita virar judeu pela moça. Ou mesmo quando Rico, outro dos netos, se apaixona e decide viver com Khadija, uma muçulmana.

A família vai percebendo que eles não apenas não sabem sobre suas tradições, mas eles não conhecem uns aos outros. Apesar de partilharem do humor judaico, do amor por Rosa e das danças do Tango de Rashevski, eles não conseguem concordar em quase nada. A dificuldade maior virá no momento de se despedir da matriarca. Ela, em vida, comprou seu túmulo em um cemitério judeu. O problema é toda a família entrar em um acordo para decidir como serão feitas as cerimônias do enterro.

O filme de 2003 O Tango de Rashevski é inspirado na história das famílias dos roteiristas, o alemão Sam Garbarski, também diretor, e o iraniano Philippe Blasband. Os dois foram premiados no último Festival de Berlim com o filme Irina Palm. Filmado na Bélgica, o longa conta com a presença da atriz Tania Garbarski, filha do diretor, no papel de Nina.

Notícias recomendadas

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema