Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

O Tango de Rashevski

Família judia da Bélgica luta para manter suas tradições vivas.

O Tango de Rashevski

Diretor: Sam Garbarski

País de origem: FRA/BEL/LUX

Ano de produção: 2003

Classificação: 14 anos

Os Rashevski tentam se portar como uma família judaica até que a matriarca, Rosa, falece. Só então é que todos começam a perceber que era ela quem conhecia todas as tradições da religião e que eles não sabem viver dentro daquela cultura. A identidade e os costumes ficam confusos, ainda mais quando Nina, uma das netas de Rosa, é cortejada por Antoine, um cristão que aceita virar judeu pela moça. Ou mesmo quando Rico, outro dos netos, se apaixona e decide viver com Khadija, uma muçulmana.

A família vai percebendo que eles não apenas não sabem sobre suas tradições, mas eles não conhecem uns aos outros. Apesar de partilharem do humor judaico, do amor por Rosa e das danças do Tango de Rashevski, eles não conseguem concordar em quase nada. A dificuldade maior virá no momento de se despedir da matriarca. Ela, em vida, comprou seu túmulo em um cemitério judeu. O problema é toda a família entrar em um acordo para decidir como serão feitas as cerimônias do enterro.

O filme de 2003 O Tango de Rashevski é inspirado na história das famílias dos roteiristas, o alemão Sam Garbarski, também diretor, e o iraniano Philippe Blasband. Os dois foram premiados no último Festival de Berlim com o filme Irina Palm. Filmado na Bélgica, o longa conta com a presença da atriz Tania Garbarski, filha do diretor, no papel de Nina.

Notícias recomendadas

15 filmes com a atriz Sandra Bullock que você precisa assistir

Cinema

Além de Harry Potter, 10 filmes com Daniel Radcliffe

Cinema

"Aquaman", "Intimidade Entre Estranhos" e mais dois filmes estreiam nesta quinta-feira (13); Confira!

Cinema

11 filmes em cartaz para quem vai ficar em casa nas férias de verão

Cinema

7 filmes de Ano Novo para entrar no clima de festas

Cinema

10 filmes de X-Mens que você deveria assistir

Cinema