Guia da Semana

O agricultor Genivaldo da Silva é mais do que um simples trabalhador da terra em Inhapi, município do sertão do Alagoas. Inconformado com a política nacional, ele foi integrante ativo do MST, mas se desligou do movimento por discordar de alguns pontos, principalmente por eles terem treinamento em guerrilhas para o enfrentamento com a polícia e com os fazendeiros. Fora do MST, Genivaldo ainda integrou a Pastoral da Terra, pertencente à igreja católica.

Mais tarde, o agricultor ainda militou pelo PT e chegou a ser candidato a prefeito, mas perdeu e acabou sendo expulso algum tempo depois. Sem desistir, ele ainda tenta lutar pelas causas dos que cuidam da terra, agora de uma forma mais independente. No documentário O Tempo e o Lugar, Genivaldo da Silva faz um levantamento de sua vida e analisa como suas ações, apesar de ajudar em suas causas, tiveram conseqüências negativas para sua vida em família.

Dirigido por Eduardo Escorel, O Tempo e o Lugar foi um dos filmes mais assistidos durante a última edição do festival É Tudo Verdade. O filme se passa em três épocas diferentes, 1996, 2005 e 2007. Além de diretor, Escorel tem grande parte de seus trabalhos como montador, tendo sido o responsável pelas montagens de filmes como O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, Terra em Transe e Cabra Marcado Para Morrer.

Trailer do filme

O Tempo e o Lugar

Diretor: Eduardo Escorel

País de origem: BRA

Ano de produção: 2008