Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

O Terminal

Tom Hanks vive Viktor Navorski, um turista da Europa Oriental que está em trânsito em Nova York. Durante a viagem, seu país entra em guerra e, sem visto, ele é obrigado a morar no aeroporto..

O Terminal

Diretor: Steven Spielberg

Elenco: Catherine Zeta-Jones, Tom Hanks

País de origem: EUA

Ano de produção: 2004

Classificação: 12 anos

A fictícia Krakozhia é uma nação do Leste europeu que entra em guerra civil e deixa de ser reconhecida como país. Tudo isso complica a vida do imigrante Viktor Navorski (Tom Hanks), que estava em trânsito e chega ao aeroporto de Nova York com a surpreendente notícia de que seu visto não é mais válido. Sem poder voltar para a Europa e nem entrar nos Estados Unidos, sua única saída é aguardar por uma solução diplomática. Quando vê na televisão sobre o golpe de estado e as fronteiras fechadas em sua terra natal, ele toma consciência da situação em que está envolvido, embora o chefe de Imigração Frank Dixon tente se livrar do estrangeiro e resolver o problema a todo custo, porém, sem sucesso.

O Terminal passa a ser a residência temporária de Viktor, que, a partir de então, precisa improvisar uma maneira de sobreviver no aeroporto. Mesmo sem falar quase nada de inglês, o imigrante consegue a ajuda de Enrique Cruz para se alimentar. Em troca, ele deve levantar informações pessoas sobre uma oficial da alfândega para o funcionário. Com o passar do tempo, o estrangeiro começa a perceber um mundo à parte em sua "prisão" e conhece pessoas com quem tem relações quase familiares, como a aeromoça Amelia (Catherine Zeta-Jones), que encontra no estranho um ombro para lamentar suas relações amorosas.

Em mais uma dobradinha de Spielberg e Tom Hanks - anteriormente eles trabalharam juntos em Prenda-me se For Capaz e O Resgate do Soldado Ryan. O longa é baseado na história real de um iraniano que mora há 16 anos no aeroporto internacional de Paris, Charles de Gaulle. Para as filmagens, o diretor recriou com perfeição o terminal de um aeroporto num hangar abandonado. O set tem 18 mil metros quadrados, com lanchonetes, escadas rolantes e painéis de decolagens e chegadas de vôos.

Notícias recomendadas

13 filmes estrelados por Margot Robbie que você precisa assistir

Cinema

"Entre Facas e Segredos", "Crime sem Saída" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (12); saiba tudo!

Cinema

Conheça os indicados ao Globo de Ouro 2020

Cinema

6 filmes imperdíveis com Emilia Clarke

Cinema

Férias no cinema: 10 filmes imperdíveis para ver com as crianças entre dezembro e janeiro

Cinema

10 animações imperdíveis confirmadas para 2020

Cinema