Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

O Vigarista do Ano

Escritor produz uma biografia falsa, vende por um milhão de dólares e causa furor na sociedade dos anos 70.

O Vigarista do Ano

Diretor: Lasse Hallström

Elenco: Richard Gere, Alfred Molina

País de origem: EUA

Ano de produção: 2006

Apesar de talentoso para inventar histórias, Clifford Irving nunca obteve sucesso com seus livros. Sua obra mais bem cotada, sobre Elmyr de Hory´s, um grande falsificador, vendeu poucos exemplares. Prestes a fechar um pequeno contrato para a nova publicação, o autor recebe uma péssima crítica que faz os editores desistirem. Com medo de que este seja o fim de sua carreira, Irving anuncia que está escrevendo o maior lançamento do século. O Vigarista do Ano diz ter sido contratado pelo milionário recluso Howard Hughes para escrever sua biografia.

Falsificando documentos e com um grande trabalho de pesquisa, Irving consegue enganar seus editores, a imprensa, a quem pede sigilo até que a obra seja publicada e até mesmo oficiais do governo norte-americano. Se aproveitando do fato do empresário não fazer aparições públicas e estar envolvido em um processo em que pode perder grande parte de sua fortuna, Irving mantém a farsa. Contando com a ajuda de sua esposa Edith e do amigo Dick, o escritor vai entrando cada vez mais em suas próprias mentiras.

O Vigarista do Ano é baseado no livro A Fraude, de Clifford Irving. Na obra, ele conta a história real da mentira que começou como um ato desesperado e terminou como um escândalo nacional, chegando a contribuir até mesmo para a queda de um presidente. Nina Van Pallandt, amante de Clifford, contracenou com Richard Gere, que interpreta o papel, num dos primeiros filmes do ator. Foi em Gigolô Americano, de 1980. O último filme do cineasta Orson Welles, o documentário Verdades e Mentiras, também fala sobre Clifford e Elmyr de Hory´s.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

6 filmes imperdíveis com Emilia Clarke

Cinema

Férias no cinema: 10 filmes imperdíveis para ver com as crianças entre dezembro e janeiro

Cinema

10 animações imperdíveis confirmadas para 2020

Cinema

"O Juízo", "Feliz Aniversário" e mais cinco filmes estreiam nesta quinta-feira(5); Confira!

Cinema

Motivos para assistir ao filme “Um Dia de Chuva em Nova York”, de Woody Allen

Cinema

Black Friday do Cinemark tem ingressos a R$ 5 e pipoca em dobro; saiba mais!

Cinema