Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Operação Valquíria

Baseado em fatos reais, o filme revela um plano para matar Hitler no auge da Segunda Guerra Mundial.

Operação Valquíria

Diretor: Bryan Singer

Elenco: Tom Wilkinson, Tom Cruise

País de origem: EUA/ALE

Ano de produção: 2008

Cansado dos horrores da Segunda Guerra Mundial e da forma como Adolf Hitler comanda seu governo, o coronel alemão Claus Von Stauffenberg (Tom Cruise) tenta, sem sucesso, encontrar entre seus superiores alguém que, como ele, saiba que a Europa estará melhor sem o Führer. Depois de se recuperar de um ataque, onde perde um olho e uma mão, Claus conhece os generais Henning Von Tresckow (Kenneth Brannagh) e Friedrich Olbricht (Bill Nighy), que fazem parte de um grupo secreto do alto escalão do exército que se opõe ao governo.

Mesmo sabendo que para salvar a Alemanha ele terá que trair seu país, Stauffenberg decide arriscar um ousado plano para depor os nazistas. Participando do grupo de opositores, o coronel revela que a melhor maneira seja usar a Operação Valquíria, criada pelo próprio Hitler. Nela, o Exército de Reserva é convocado para conter um Golpe de Estado ou qualquer tentativa de traição. Assim, com este efetivo em seu poder, o grupo poderá se livrar dos oficiais da SS e da Gestapo e tomar o poder.

Para isso, no entanto, Claus precisa de algo que exige muito planejamento e coragem. Ele deve matar Adolf Hitler e fazer o povo crer que os responsáveis pelo assassinato foram os próprios nazistas da SS. Com o plano definido, os traidores terão que cumpri-lo com cuidado, já que qualquer erro pode significar a morte deles e das pessoas que amam. Determinado a acabar com o nazismo e fazer um acordo com os Aliados, o Coronel Stauffenberg segue adiante com o plano, custe o que custar.

Operação Valquíria foi baseado na história real da última tentativa de assassinato que Hitler sofreu de um alemão. O filme teve dificuldades durante as filmagens, já que demorou para conseguir autorização do governo para usar alguns cenários. Produzido pela United Artists, de propriedade de Tom Cruise, o longa ainda pode ter sido o responsável pelo afastamento de Paula Wagner, até então sócia da empresa. A polêmica ainda prosseguiu pelos contínuos adiamentos na data de estreia.

Trailer do filme video

Notícias recomendadas

5 filmes com final ambíguo que você precisa assistir

Cinema

15 filmes com a atriz Sandra Bullock que você precisa assistir

Cinema

Além de Harry Potter, 10 filmes com Daniel Radcliffe

Cinema

"Aquaman", "Intimidade Entre Estranhos" e mais dois filmes estreiam nesta quinta-feira (13); Confira!

Cinema

11 filmes em cartaz para quem vai ficar em casa nas férias de verão

Cinema

7 filmes de Ano Novo para entrar no clima de festas

Cinema