Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Operação Valquíria

Baseado em fatos reais, o filme revela um plano para matar Hitler no auge da Segunda Guerra Mundial.

Operação Valquíria

Diretor: Bryan Singer

Elenco: Tom Wilkinson, Tom Cruise

País de origem: EUA/ALE

Ano de produção: 2008

Cansado dos horrores da Segunda Guerra Mundial e da forma como Adolf Hitler comanda seu governo, o coronel alemão Claus Von Stauffenberg (Tom Cruise) tenta, sem sucesso, encontrar entre seus superiores alguém que, como ele, saiba que a Europa estará melhor sem o Führer. Depois de se recuperar de um ataque, onde perde um olho e uma mão, Claus conhece os generais Henning Von Tresckow (Kenneth Brannagh) e Friedrich Olbricht (Bill Nighy), que fazem parte de um grupo secreto do alto escalão do exército que se opõe ao governo.

Mesmo sabendo que para salvar a Alemanha ele terá que trair seu país, Stauffenberg decide arriscar um ousado plano para depor os nazistas. Participando do grupo de opositores, o coronel revela que a melhor maneira seja usar a Operação Valquíria, criada pelo próprio Hitler. Nela, o Exército de Reserva é convocado para conter um Golpe de Estado ou qualquer tentativa de traição. Assim, com este efetivo em seu poder, o grupo poderá se livrar dos oficiais da SS e da Gestapo e tomar o poder.

Para isso, no entanto, Claus precisa de algo que exige muito planejamento e coragem. Ele deve matar Adolf Hitler e fazer o povo crer que os responsáveis pelo assassinato foram os próprios nazistas da SS. Com o plano definido, os traidores terão que cumpri-lo com cuidado, já que qualquer erro pode significar a morte deles e das pessoas que amam. Determinado a acabar com o nazismo e fazer um acordo com os Aliados, o Coronel Stauffenberg segue adiante com o plano, custe o que custar.

Operação Valquíria foi baseado na história real da última tentativa de assassinato que Hitler sofreu de um alemão. O filme teve dificuldades durante as filmagens, já que demorou para conseguir autorização do governo para usar alguns cenários. Produzido pela United Artists, de propriedade de Tom Cruise, o longa ainda pode ter sido o responsável pelo afastamento de Paula Wagner, até então sócia da empresa. A polêmica ainda prosseguiu pelos contínuos adiamentos na data de estreia.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

10 filmes imperdíveis que estão em cartaz nos cinemas no feriado de 20 de novembro 

Cinema

Shopping Bourbon e Itaú Cinemas dão 30% de desconto nos ingressos em novembro; saiba mais!

Cinema

Saiba tudo sobre a 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Cinema

Filme 'Convenção das Bruxas' ganha trailer e pôster em português; confira!

Cinema

12 filmes imperdíveis do festival de documentários "É Tudo Verdade"

Cinema

8 festivais de cinema para ver ainda em 2020

Cinema
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!