Quando um amigo de infância de Mozart volta para a cidade, se surpreende ao saber que o garoto que conheceu anos atrás ainda não tinha se tornado um maestro, como sempre dizia. O reencontro faz nascer no músico a idéia de criar A Orquestra dos Meninos, tendo como componentes as crianças da região. Com instrumentos do avô, e usando uma sala cedida pela escola, o grupo começa seus treinos. Logo, os músicos começam a chamar a atenção da imprensa da região e de um candidato ao governo, causando inveja aos políticos locais, principalmente depois de aparecerem em um programa de televisão em rede nacional.
O sucesso começa a se tornar um problema para Mozart, que percebe que suas relações com os poderosos, e até mesmo com seu antigo amigo, se tornam cada vez mais difíceis. Um dia, um dos meninos da orquestra, Erinaldo, é misteriosamente seqüestrado. Quando ele retorna, todo machucado, é assediado pela polícia e pela imprensa, que querem descobrir o autor do crime. Mesmo com a negação de Erinaldo, a justiça conclui que o culpado foi Mozart. Agora, mais do que a música, o maestro deve lutar para salvar a dignidade da Orquestra dos Meninos de São Mariano.
O filme de Paulo Thiago é baseado em uma história real ocorrida na década de 1990 no município de São Caetano, em Pernambuco. As filmagens, no entanto, aconteceram no sertão de Sergipe. No episódio, o músico que era visto como um herói nacional, por resgatar a cidadania dos jovens, foi tachado como vilão pela maioria que acompanhou o caso. Apenas a intervenção de um grupo de artistas dispostos a ajudar Mozart, além de D. Helder Câmara, que o músico provou sua inocência.
Orquestra dos Meninos
Diretor: Paulo Thiago
Elenco: Priscila Fantin, Murilo Rosa
País de origem: BRA
Ano de produção: 2007
Classificação: 10 anos