Guia da Semana

Na Berlim de 1936, Salomon Sorowitsch vive com a mordomia de quem tem dinheiro fácil. O motivo é simples, já que o trapaceiro vive de falsificar cédulas. Quando decide passar uma noite a mais na cidade, para desfrutar da companhia de uma bela mulher, acaba sendo preso pelo Inspetor Herzog e é levado para um campo de concentração. Percebendo que os prisioneiros eram sistematicamente mortos sem qualquer motivo, ele decide oferecer seus serviços aos nazistas, que precisam de fundos para financiar a guerra.

Experiente no que faz, Sorowitsch logo se torna uma peça fundamental dentro da SS. Ele e os colegas passam a receber tratamento especial, ficando na "Gaiola Dourada", separados dos outros prisioneiros. Lá eles têm camas confortáveis e não falta comida, além de não ter qualquer contato com os horrores da Segunda Guerra. Porém, Burger, do grupo de Sorowitsch, passa a se sentir mal com a atitude do grupo e começa a sabotar as atividades. Os Falsários, então, se dividem entre salvar suas próprias vidas e ajudar os nazistas ou se arriscar pela sua ideologia.

Baseado em um fato real, conhecido como Operação Bernhard, Os Falsários foi o vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2008. O roteiro foi baseado no livro O diabólico Trabalho - O Trabalho de Dinheiro Falso do Campo de Concentração de Sachsenhausen, do pintor Adolph Burger, que fez parte do grupo. O filme é dirigido por Stefan Ruzowi, que em 1997 ganhou seu primeiro Oscar com Os Herdeiros, pela Áustria.

Trailer do filme

Os Falsários

Diretor: Stefan Ruzowitzky

País de origem: AUS/ALE

Ano de produção: 2007