Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Ouro Negro

João Martins tem o desafio de comprovar a existência de petróleo no Brasil, nos anos 30.

Ouro Negro

Diretor: Isa Albuquerque

Elenco: Thiago Fragoso, Luiza Curvo

País de origem: BRA

Ano de produção: 2006

No começo do século XX, em Alagoas, João Martins tem sua vida alterada, desde os 13 anos, pelo petróleo. Afilhado do alemão José Gosch, o menino acompanha a saga do geólogo estrangeiro em tentar montar uma companhia petrolífera no país. Trabalhando em parceria com seu cunhado, Inocêncio, pai de João, Gosch tem uma relação bastante conturbada com o técnico americano Otto Manheimer. As investidas do alemão fazem com que se intensifique a busca pelo Ouro Negro no país, porém, em 1918 os trabalhos são interrompidos com o assassinato de José.

Anos depois, dois jovens engenheiros com trajetórias diferentes seguem o mesmo caminho de Gosch. De um lado está Pedro (Thiago Fragoso), seu filho, e de outro, o afilhado João Martins (Danton Mello). Empenhado em continuar o trabalho do padrinho, João luta contra homens poderosos para conseguir provar a importância das pesquisas do petróleo no Brasil. Com muitos interesses envolvidos, o jovem entra em uma rede de intrigas em que, de um lado está Otto Manheimer, suspeito pela morte de José, e do outro um grupo comunista que apóia as ideias de Martins. Toda esta discussão, acaba na criação da Companhia Petróleos do Brasil.

Ouro Negro conta através de personagens reais e ficcionais a saga que culminou na abertura do primeiro poço de petróleo no Recôncavo Baiano, em 1939. Dentre os personagens reais da obra está o escritor Monteiro Lobato, que foi um dos fundadores da Companhia.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema