Guia da Semana

A bordo de dois jipes e com uma câmera na mão, o cineasta Eryk Rocha sai do Rio de Janeiro em direção à tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia. Para entender mais sobre a política brasileira, o documentarista decide questionar peruanos e bolivianos sobre as visões políticas de seus países e a América Latina em geral.

Descendentes de indígenas, os entrevistados, em geral, sonham conquistar o governo para retomar suas tradições. Com a subida no poder de líderes populares, como Lula, no Brasil, Rafael Correa, no Equador, e Evo Morales, na Bolívia, o otimismo é grande, assim como as divergências.

Eryk Rocha passou 30 dias viajando entre os três países e decidiu ele mesmo filmar o que encontrava. É a primeira vez que o diretor de Rocha que Voa e Intervalo Clandestino assume o controle das câmeras. Eryk é filho do cineasta baiano Glauber Rocha e da artista plástica colombiana Paula Gaitán. Nascido em Brasília, durante as filmagens de A Idade da Terra, de seu pai, o diretor já viveu em diversos países da América Latina. Pachamama, para os indígenas, é a mãe da Terra.

Pachamama

Diretor: Eryk Rocha

País de origem: BRA

Ano de produção: 2008