Guia da Semana

Guia da Semana

A música brasileira sempre teve uma ligação próxima com a poesia. Diversos compositores ou poetas, então, acabam acumulando as duas funções, ou as juntando em apenas uma. A partir disso a cineasta Helena Solberg filmou Palavra (En)Cantada, em que diversos artistas apresentam seus depoimentos a respeito dessa relação. O filme mostra dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo.

Dentre os entrevistados estão Adriana Calcanhotto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha, Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan. Para um ambiente mais intimista, as entrevistas acontecem na casa de cada artista. Além deles, Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Tom Jobim aparecem em imagens de arquivo.

O roteiro de Palavra (En)Cantada é conduzido pelas canções e poemas de Arnaut Daniel, Fernando Pessoa, João Cabral de Melo Neto e Hilda Hilst. A diretora Helena Solberg trabalha com cinema há mais de 20 anos e dirigiu filmes como Carmem Miranda: Banana is My Business, de 1995, e Vida de Menina, de 2005.

Trailer do filme

Palavra (En)Cantada

Diretor: Helena Solberg

País de origem: BRA

Ano de produção: 2009