Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Palermo Shooting

Fotógrafo alemão em crise existencial decide ir para a Itália.

Palermo Shooting

Diretor: Wim Wenders

País de origem: ALE

Ano de produção: 2008

Apesar de ser um artista famoso e procurado por belas modelos, o fotógrafo Finn está com problemas em sua vida pessoal. Com dificuldades para dormir, ele já não consegue distinguir a realidade dos sonhos, o que lhe causa grandes transtornos. Cansado, não consegue parar de trabalhar, seja no preparo de uma grande exposição no MASP, no Brasil, ou em um ensaio com a modelo Milla Jovovich. Mesmo assim continua tirando suas fotos também fora do trabalho. Em uma delas, enquanto dirige, quase sofre um acidente que lhe poderia lhe tirar a vida.

Após o fato, Finn fica cada vez mais perturbado e percebe que precisa sair da cidade para tentar descansar. O destino que escolhe é Palermo, na Itália, onde pode terminar o ensaio com a amiga Milla, mesmo que seus amigos lhe aconselhem a parar de fazer fotos de moda. Após o trabalho, o fotógrafo decide ficar na cidade sem se preocupar com mais nada. Ainda com dificuldades para dormir, ele acaba cochilando nos locais mais inesperados, como praças e museus. Enquanto anda pela cidade registrando em fotos, sente que está sendo perseguido pelo mesmo homem com quem quase bateu com o carro.

Mesmo sem ninguém mais parecer perceber, ele tem a certeza de que esta pessoa, vestida com uma estranha capa, está tentando matá-lo com flechas. Nesta mesma época, o fotógrafo conhece a pintora Flávia. Única pessoa com quem se relaciona na cidade, ela se torna um guia para o alemão nos intervalos de seu trabalho, a restauração de uma obra de arte anônima. Com a ajuda da artista e do próprio quadro, Finn passa a refletir sobre vida e morte e a inevitabilidade de seu destino.

O novo filme de Wim Wenders, Palermo Shooting ,foi dedicado aos diretores Michelangelo Antonioni e Ingmar Bergman, mortos no dia 30 de julho de 2007. Apesar de ter referências aos dois cineastas, eles ainda estavam vivos quando o roteiro foi feito e quando começaram as filmagens. O longa foi selecionado para o Festival de Cannes, onde não foi bem recebido, apesar dos elogios à fotografia. Wim Wenders apresenta o filme no Brasil na 32ª Mostra de Cinema.

Trailer do filme video

Notícias recomendadas

7 filmes de Ano Novo para entrar no clima de festas

Cinema

10 filmes de X-Mens que você deveria assistir

Cinema

10 filmes imperdíveis com a atriz Glenn Close

Cinema

15 suspenses atuais que você não pode deixar de assistir

Cinema

10 filmes clichês de Natal que você precisa ver pelo menos uma vez na vida

Cinema

10 filmes imperdíveis que se passam na selva

Cinema