Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Para Minha Irmã!

Duas irmãs em férias, uma de 15 e outra de 12 anos, entram em conflito por causa das experiências sexuais da mais velha. Da mesma diretora de "Romance"..

Para Minha Irmã!

Diretor: Catherine Breillat

País de origem: FRA

Ano de produção: 2001

Classificação: 18 anos

Anaïs tem 12 anos e Elena, 15. Elas são duas irmãs que vão passar o verão na praia com os pais e, apesar da diferença de idade, são muito unidas. Elena é espetacularmente bonita, e se considera uma perfeita virgem apesar de ter feito "tudo menos aquilo", mostrando que virgindade e pureza não são exatamente a mesma coisa para ela. As coisas mudam, no entanto, quando elas conhecem o italiano Fernando, que está estudando direito para seguir os passos do pai.

Menos de dez minutos depois do primeiro "oi", Fernando e Elena já estão se agarrando; horas depois, ele já passa a noite na cama de Elena, mesmo que a irmã esteja dormindo no mesmo quarto. Fernando despeja nos ouvidos da bela jovem mentiras suficientes para encher vários capítulos de um livro de Luís Fernando Veríssimo, e Elena finalmente decide perder a virgindade (não é tanto que ela realmente acredite nas balelas do italiano, mas finge/quer acreditar), o que afeta tremendamente sua ligação com Anaïs. A irmã mais nova, sempre acima do peso, tem uma opinião peculiar sobre o assunto: quer que seu primeiro homem seja um qualquer, para não ficar se lembrando dele quando ele se for, como todos os homens que seduzem e abandonam.

A verdade é que parte de Para Minha Irmã! é simplesmente pornografia travestida de filme "de arte" - nenhuma surpresa em se tratando de Catherine Breillat, que fez Romance. É irônico como, no filme, Fernando diz que poderia ter problemas com a polícia se fosse visto com Elena, mas Breillat parece não se preocupar muito com o assunto ao usar uma atriz adolescente na fita. Se a diretora fosse mais sutil em relação ao que a platéia vê (e ouve), teria feito um filme muito mais interessante, fazendo o público pensar, mas as imagens acabam se sobrepondo a qualquer reflexão.

Notícias recomendadas

11 filmes imperdíveis que estreiam em 2020

Cinema

10 filmes com a atriz Glória Pires para você ver o quanto antes

Cinema

10 filmes de Natal que você precisa assistir pelo menos uma vez na vida

Cinema

16 filmes que são a cara do fim do ano

Cinema

20 filmes e séries lançados em 2019 nas plataformas de streaming para ver o quanto antes

Cinema

"Doutor Sono", "O Relatório" e mais seis filmes estreiam nesta quinta-feira (7); Saiba mais!

Cinema