Guia da Semana

Amigos de infância, os palestinos Khaled e Said têm empregos medíocres e, por isso, são voluntários para realizar um atentado suicida em Tel Aviv. Parte da missão é passa a última noite com suas família, que não devem saber o que vai acontecer. Nessas últimas horas, Khaled debate-se em dúvidas sobre a legitimidade da ação. Já Said, não hesita em seguir o caminho escolhido, mas teme o fato que, no atentado, vítimas inocentes morrerão.

Depois da última e tensa noite de suas vidas, eles são levados à fronteira com bombas presas ao corpo. A operação não ocorre como o planejado e eles acabam se separando. Distantes um do outro, eles enfrentam o fato de carregar as bombas e refletem sobre seus destinos e suas convicções.

Paradise Now ganhou o Globo de Ouro em 2006 por Melhor Filme Estrangeiro. O filme também foi o ganhador de três prêmios no Festival de Berlim de 2005. As últimas 48 horas dos homens-bomba foram filmadas em Nablus, Cisjordânia, um dos centros de militância palestina. As filmagens eram regularmente interrompidas por tiroteios entre palestinos e israelenses. Um membro da equipe foi seqüestrado depois que surgiram boatos de que o longa era contra os ataques suicidas.

Paradise Now

Diretor: Hany Abu-Assad

País de origem: FRA/ISR/ALE

Ano de produção: 2005

Classificação: 14 anos