Guia da Semana

Guia da Semana

Para grande parte das pessoas de todo o mundo, Paris é conhecida como a cidade da poesia e do amor. Inspirados pelas inúmeras histórias de amor que têm como cenário a capital francesa, 21 cineastas de toda parte do planeta aceitaram o convite para reproduzir em filme o sentimento que o local faz brotar em cada um. Como se eles dissessem a ela: Paris, Te Amo. Em 18 curtas, divididos por bairros, os cineastas mostram encontros e desencontros inspirados pelo local.

Do homem que ao reclamar da solidão vê uma mulher cair ao seu lado, até a turista americana que vai à França para encontrar um amor, mas acaba se apaixonando pela cidade, o filme percorre diversas formas de amar. Walter Salles e Daniela Thomas falam sobre a imigrante que deixa seu filho em uma creche para trabalhar em Paris. Wes Craven mostra Oscar Wilde dando conselhos amorosos para um homem sem senso de humor. Enquanto os franceses Frédéric Auburtin e Gérard Depardieu fazem uma homenagem a Paris retomando um casal recorrente em filmes do cineasta americano John Cassavetes.

Idealizado pelo assistente de direção Tristan Carné, Paris, Te Amo começou a tomar forma em agosto de 2002, quando Tom Tykwer filmou seu segmento, para apresentar a idéia aos demais diretores. Os irmãos Coen aceitaram o projeto e já filmaram em janeiro de 2005. Os demais cineastas fizeram seus curtas entre julho e novembro de 2005, ao perceber a qualidade dos dois primeiros filmes e acreditarem na idéia. O desafio para todos eles era o mesmo, mostrar um encontro romântico em Paris, em menos de cinco minutos e com orçamento restrito.

Trailer do filme

Paris, Te Amo

Diretor: Walter Salles,Alfonso Cuaron,Gerard Depardieu

Elenco: Natalie Portman, Maggie Gyllenhaal, Elijah Wood

País de origem: SUI/ALE/FRA/LIE

Ano de produção: 2006

Classificação: 16 anos