Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Pelé Eterno

A vida de uma das personalidades mais conhecidas do mundo é retratada neste documentário que chegou até a recriar alguns gols do craque..

Pelé Eterno

Diretor: Aníbal Massaini

País de origem: BRA

Ano de produção: 2004

Classificação: Livre

Sessenta anos de vida - 21 de carreira, sendo 10 deles como artilheiro do campeonato paulista -, 1375 jogos e 1281 gols. Some-se a isso a responsabilidade de falar da trajetória de uma dos nomes mais conhecidos do planeta, considerado o maior jogador do século 20. Como pode-se perceber, o desafio não foi nada fácil, mas saiu do projeto e ganha as telas, na forma do documentário Pelé Eterno, de Aníbal Massaini.

O filme demorou cinco anos para ser terminado e promete empolgar antigos admiradores do rei e a nova geração que não o viu jogar em campo. São 120 minutos com imagens de época restauradas, fotografias, depoimentos (de Zito, Pepe, Clodoaldo, Gerson, Jairzinho e outros) e até recriações de fatos que marcaram história. Entre as várias imagens de jogadas espetaculares (são mais de 300 gols no filme), marcos como a primeira vez do jogador no Maracanã, sua estréia na Seleção Brasileira e o gol histórico - o mais rápido de sua carreira, na partida Santos X Corinthians.

Um dos destaques do filme é a recriação do gol considerado o mais bonito de Pelé por ninguém menos que próprio Edson Arantes do Nascimento. Foi contra o Juventus, quando ele tinha apenas 19 anos. A imagem havia sido registrada num documentário e depois foi cortada do mesmo, desaparecendo no limbo. Para recriar a jogada, que ficou conhecida como o Gol da Rua Javari, foram ouvidas cerca de trinta testemunhas e Pelé foi para um estúdio em Nova York gravar com Luiz Briquet. Lá foram colocados dispositivos em seu corpo para que ele repetisse os movimentos, que foram captados. Tudo foi enviado para um computador, onde o gol foi trabalhado digitalmente.

Notícias recomendadas

Conheça os 12 filmes brasileiros que disputam a indicação para o Oscar 2020

Cinema

Tudo sobre o filme “Era Uma Vez Em... Hollywood”

Cinema

15 filmes atuais que se passam em outra década e merecem sua atenção

Cinema

4 motivos para assistir ao filme brasileiro “Simonal”

Cinema

9 filmes perturbadores que talvez você não assista até o final

Cinema

"Era Uma Vez Em... Hollywood", "Noite Mágica" e mais dois filmes estreiam nesta quinta-feira (15); Confira!

Cinema