Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Personal Che

Ao redor do mundo, pessoas revivem o mito de Che Guevara.

Personal Che

Diretor: Douglas Duarte,Adriana Mariño

País de origem: COL/EUA/BRA

Ano de produção: 2007

Para alguns ele representa o símbolo do comunismo, ou do socialismo, para outros, pode ser a representação do revolucionário, do rebelde. Há quem use sua imagem para promover o nazismo, e até mesmo o consumismo é lembrado com a foto de Ernesto Guevara, que 40 anos após sua morte virou um ícone que traduz diversas ideologias diferentes em todo o mundo, um Personal Che.

A partir disto, o brasileiro Douglas Duarte e a colombiana Adriana Mariño criaram o documentário que tenta entender o motivo de tantas reinterpretações para a figura do argentino que ficou marcado pela sua participação na revolução cubana. Para isso, os dois percorreram países do mundo inteiro em busca de depoimento de pessoas que usam a famosa foto tirada por Alberto Korda, em 1960, para demonstrar os seus pontos de vista, estejam eles ligados aos ideais de Guevara ou não.

O documentário Personal Che foi produzido para falar sobre o mito em cima da Ernesto Guevara e não sobre o homem. Para isso foram percorridos quatro continentes, com diversas entrevista, inclusive de muitos intelectuais. Douglas começou a filmar na Bolívia em 2004, antes mesmo de conhecer Adriana. Os dois ficaram amigos através de um fórum sobre documentários na internet, e por lá foram planejando o roteiro. Para financiar o início do projeto, os dois escreveram reportagens sobre a América Latina, dentre elas, uma entrevista com Evo Morales, dias antes dele se tornar presidente, em que Douglas foi expulso pelo boliviano.

Notícias recomendadas

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema