Guia da Semana

Nos anos 60, o Palhaço Pindoba era o menor do Brasil, com apenas 65 centímetros de altura. Mesmo assim, casou-se e teve 12 filhos, sete deles anões como ele. Com a deficiência em comum, os irmãos se uniram para continuar na profissão do pai, montando o circo Pindorama. Além deles, debaixo da lona trabalham outros irmãos, cônjuges e filhos, em uma grande família de circo que viaja por diversas regiões do Brasil, observados pela mãe, que sempre os acompanha. Enquanto Cleide ensina os mais novos, Charles e Gilberto cuidam da administração do negócio e os demais se encarregam de divertir o público.

Pindorama - A Verdadeira História dos Sete Anões conta um pouco mais sobre a rotina da excêntrica família circense. No circo, quem é grande apenas segue as ordens dos pequenos. Independente da estatura, os irmãos conquistaram parceiros e parceiras amorosas durante apresentações em alguma das inúmeras cidades que visitaram, todos altos. A paixão é tanta que todos aceitam largar tudo para seguir com a trupe. Sem lugar para lamentações, as sete famílias vivem normalmente, sempre mantendo o bom humor e torcendo para que novos filhos também sejam anões.

Produzido como um projeto do Documenta Brasil, um programa de documentários do SBT, Pindorama - A Verdadeira História dos Sete Anões foi dirigido por Leo Crivellare, Roberto Berline e Lula Queiroga. O carioca Roberto é o mesmo que dirigiu A Pessoa é Para o Que Nasce, sobre três irmãs cegas. A trilha sonora ficou sob responsabilidade de Queiroga, que compôs algumas canções especialmente para o filme.

Trailer do filme

Pindorama - A verdadeira História dos Sete Anões

Diretor: Roberto Berliner,Lula Queiroga,Leo Crivellare

País de origem: BRA

Ano de produção: 2007

Classificação: Livre