Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Plataforma

Um grupo de jovens que fazem teatro amador começa a experimentar as mudanças da abertura econômica na China nos anos 80..

Plataforma

Diretor: Jia Zhang-ke

País de origem: CHI/JAP/FRA

Ano de produção: 2000

Classificação: 14 anos

Um grupo de teatro amador da cidadezinha de Fenyang, na China, ganha a vida encenando e exaltando as ações do ditador Mao Tse Tung. O jovem Minliang é um dos atores e, quando não está ocupado com as atividades do grupo, fica com a jovem Ruijuan, com quem tem uma relação muito conturbada. E não demora para que ele descubra que a namorada está prometida a outro homem. Os meses passam e chegam os anos 80.

Com a abertura do mercado, a China começa a ter contato com a cultura ocidental e os hábitos que antes eram proibidos pelo regime político, como fumar por exemplo, agora são permitidos. Diante da nova situação social e econômica do país, o futuro do grupo de teatro, mantido com verba estatal, é incerto.

Plataforma é o nome de uma canção de rock que fez muito sucesso na China nos anos 80. A música trata de expectativas para o futuro e tem muita relação com a época em que o diretor do longa, Jia Zhang-ke, se tornou adulto. O filme foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2001.

Notícias recomendadas

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema