Guia da Semana

Guia da Semana

Colocado para vigiar jovens de uma escola de Brasov, na Romênia, o policial Cristi flagra o consumo deliberado de haxixe. Sem ter nenhuma prova de que qualquer daqueles adolescentes seja traficante, ele fica em dúvida sobre interferir ou não na cena, já que naquele país, o uso de drogas é crime punível com a cadeia, mas existem discussões para que o usuário não seja mais responsabilizado.

Temendo ficar com a consciência pesada por destruir a vida de um jovem, com a prisão, Cristi decide não prender os envolvidos na ação. Apesar disso, seus superiores ficam sabendo e não pensam como ele. A partir deste conflito, Cristi e os outros policiais entram em uma discussão a respeito do significado da palavra moral e até mesmo do que é verdadeiramente ser um policial.

Polícia, Adjetivo é o segundo longa-metragem do cineasta romeno Corneliu Porumboiu. O diretor estreou com À Leste de Bucareste, um dos responsáveis por colocar a Romênia entre os principais produtores cinematográficos dos últimos anos. Enquanto o primeiro filme conquistou o troféu Câmera de Ouro no Festival de Cannes, a segunda obra de Porumboiu venceu o prêmio do júri na mostra Um Certo Olhar, também em Cannes.

Polícia, Adjetivo

Diretor: Corneliu Porumboiu

País de origem: ROM

Ano de produção: 2009