Guia da Semana

Como a maioria das famílias brasileiras, a de Paulo (Chico Diaz) vive uma vida tranquila e feliz apesar dos apertos financeiros. Enquanto ele é professor de ensino médio, sua mulher Teresa (Maria Padilha) é a gerente de uma lanchonete. Pais da jovem Bel, de 15 anos, eles ainda sonham com o dia em que conseguirão realizar, enfim, o sonho da casa própria.

As esperanças da família, no entanto, começam a aumentar quando Paulo é convidado para escrever um livro sobre o bairro da Tijuca, onde vivem. A proposta parece ser a chance perfeita para que ele consiga reunir dinheiro o suficiente para comprar sua casa. Porém, à medida em que o projeto vai sendo colocado em prática, eles percebem que não é tão simples assim, já que a nova função do patriarca proporciona grandes brigas dentro de casa, o que pode representar o fim de uma união feliz de vinte anos.

Praça Saens Pena é o primeiro trabalho em ficção do cineasta Vinícius Reis, que havia realizado antes o documentário A Cobra Fumou. O filme começou a ser concebido ainda em 2003, quando o diretor encontrou com Maria Padilha e Chico Diaz, e apresentou seu projeto. Os atores, que já haviam trabalhado juntos em Os Matadores, gostaram da ideia e incentivaram a realização do filme, que conta com uma canção inédita de Pedro Luis e venceu cinco prêmios no Cine-PE 2009.

Praça Saens Peña

Diretor: Vinícius Reis

Elenco: Chico Diaz

País de origem: BRA

Ano de produção: 2009