Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Praça Saens Peña

Professor é convidado para escrever um livro e quase destrói seu casamento.

Praça Saens Peña

Diretor: Vinícius Reis

Elenco: Chico Diaz

País de origem: BRA

Ano de produção: 2009

Como a maioria das famílias brasileiras, a de Paulo (Chico Diaz) vive uma vida tranquila e feliz apesar dos apertos financeiros. Enquanto ele é professor de ensino médio, sua mulher Teresa (Maria Padilha) é a gerente de uma lanchonete. Pais da jovem Bel, de 15 anos, eles ainda sonham com o dia em que conseguirão realizar, enfim, o sonho da casa própria.

As esperanças da família, no entanto, começam a aumentar quando Paulo é convidado para escrever um livro sobre o bairro da Tijuca, onde vivem. A proposta parece ser a chance perfeita para que ele consiga reunir dinheiro o suficiente para comprar sua casa. Porém, à medida em que o projeto vai sendo colocado em prática, eles percebem que não é tão simples assim, já que a nova função do patriarca proporciona grandes brigas dentro de casa, o que pode representar o fim de uma união feliz de vinte anos.

Praça Saens Pena é o primeiro trabalho em ficção do cineasta Vinícius Reis, que havia realizado antes o documentário A Cobra Fumou. O filme começou a ser concebido ainda em 2003, quando o diretor encontrou com Maria Padilha e Chico Diaz, e apresentou seu projeto. Os atores, que já haviam trabalhado juntos em Os Matadores, gostaram da ideia e incentivaram a realização do filme, que conta com uma canção inédita de Pedro Luis e venceu cinco prêmios no Cine-PE 2009.

Notícias recomendadas

14 filmes teens recém-lançados na Netflix que você deveria dar uma chance

Cinema

13 filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em fevereiro de 2020

Cinema

10 filmes imperdíveis em cartaz no feriado de 25 de janeiro de 2020

Cinema

"1917", "Um Lindo dia na Vizinhança" e mais três filmes estreiam nesta semana; Confira!

Cinema

Veja a lista de indicados ao Oscar 2020

Cinema

Motivos para assistir ao filme “O Relatório”, na Amazon Prime Video

Cinema