Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Procedimento Operacional Padrão

Longa investiga possíveis abusos cometidos por americanos contra prisioneiros de guerra em Abu Ghraib.

Procedimento Operacional Padrão

Diretor: Errol Morris

País de origem: EUA

Ano de produção: 2008

Classificação: 14 anos

No ano de 2003, o Iraque estava tomado pelo exército americano, que tentava a todo custo capturar os líderes do governo, principalmente o ditador Saddam Hussein, que estava desaparecido. Para isso, os militares tentavam obter o máximo de informações com os prisioneiros locais, que poderiam estar diretamente envolvidos com os políticos e suas famílias. Em uma dessas prisões, Abu Ghraib, soldados americanos usavam da tortura e humilhação dos iraquianos para tentar conseguir estes dados.

Tudo poderia estar em sigilo, não fossem as fotos que os militares tiraram desses momentos. As imagens vazaram e chocaram todo o mundo por mostrar estes soldados aparentemente se divertindo enquanto estavam expondo os iraquianos a torturas psicológicas e posições sexuais, o que era humilhante, principalmente pela religião seguida pelos prisioneiros. Em poder das fotografias, especialistas puderam dizer o que ali era criminoso e o que era apenas Procedimento Operacional Padrão.

O documentarista Errol Morris entrevista alguns dos envolvidos no escândalo para entender melhor o que aconteceu naqueles dias. Nos relatos, os militares contam como eles procederam nos casos mais chocantes, detalhando quem foram os líderes e o que fizeram antes e depois dos registros das fotografias. Além disso, o diretor ainda usa fortes imagens para demonstrar como foram aquelas torturas e humilhações. Dentre os entrevistados, está inclusive Lynndie England, a jovem que aparece na maioria das fotos e que afirma ter feito tudo por amor ao seu superior, de quem estava grávida na época.

Vencedor do Oscar com seu Sob a Névoa da Guerra, o americano Errol Morris é hoje um dos mais respeitados documentaristas dos EUA, tendo como um de seus temas favoritos a guerra. Além disso, o diretor é renomado por seu trabalho na publicidade. Procedimento Operacional Padrão foi o vencedor do prêmio especial do júri em Berlim.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

Pipoca com sabor inspirado nas sobremesas do Outback entra no cardápio do Drive Park por tempo limitado; saiba tudo!

Cinema

"Cine África Em Casa" exibe filmes africanos com bate-papo virtual; saiba mais!

Cinema

10 cinemas drive-in em São Paulo para conhecer e curtir um momento de lazer

Cinema

Arena Estaiada Drive-In inaugura em São Paulo nesta sexta-feira (12); saiba mais sobre ingressos e sessões

Cinema

Cinema drive-in voltou; veja onde encontrar no Brasil

Cinema

Plataforma de cinema online inova ao exibir filmes inéditos e exclusivos; saiba tudo!

Cinema