Guia da Semana

Sem grandes preocupações com a vida, a não ser seus estudos, o aluno de medicina Paulo é o oposto de seu melhor amigo Leon, de sociologia, com quem divide o apartamento e a paixão por Letícia, namorada deste. Os estudos movem os dois, mas enquanto Leon se preocupa com a condição social dos jovens de sua cidade, Paulo está mais ocupado em conseguir drogas que o mantenham desperto durante as aulas, já que seu lema é de que é Proibido Proibir. É no Hospital Universitário que Paulo conhece Rosalina, uma paciente terminal que tem um último desejo: rever os filhos que nunca mais a visitaram.

O jovem e seus amigos decidem ajudá-la, mas ao encontrar um de seus filhos, descobrem que ele presenciou o assassinato do irmão, e que por isso está sendo perseguido por policiais. Ao mesmo tempo em que os três se envolvem no drama do garoto, Paulo e Letícia se aproximam mais, colocando em risco a amizade. As coisas se tornam ainda mais complicadas quando Leon vai sozinho à favela onde vivia Rosalina e acaba sendo baleado. Agora ele também sabe demais e será perseguido por policiais. Sem possibilidade de ir ao hospital, caberá a Paulo salvar a vida do amigo ferido.

Dirigido pelo chileno Jorge Durán, que vive no Brasil desde 1973, Proibido Proibir foi feito graças ao concurso de baixo orçamento do Ministério da Cultura, em 2003. Filmado em seis semanas, com R$ 1,2 milhão, o longa tenta mostrar uma parcela do Rio de Janeiro que não é vista comumente no cinema. Além de revelar um pouco do mundo dos universitários brasileiros.

Trailer do filme

Proibido Proibir

Diretor: Jorge Durán

Elenco: Maria Flor, Caio Blat

País de origem: BRA

Ano de produção: 2006

Classificação: 16 anos