Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Psicose e a obra de Hitchcock

Uma iniciativa Trident sobre as coisas que devem durar mais! Uma mulher, um chuveiro, uma faca, uma música e um grito compõem uma das cenas mais famosas do Mestre do Suspense.

Psicose e a obra de Hitchcock

Diretor: Alfred Hitchcock

Abram-se as cortinas... do banheiro! Depois de Psicose, de Alfred Hitchcock, os banhos de chuveiro nunca mais foram os mesmos. A imagem da faca se aproximando, a música estridente criando tensão e o grito da atriz Janet Leigh fizeram desta uma das cenas mais famosas e homenageadas do cinema.

O filme conta a história de uma secretária que rouba US$ 40 mil da imobiliária onde trabalha e foge. Ela sai dirigindo sem destino e acaba parando no Motel Bates, um lugar decadente na beira da estrada, para descansar. Lá, é recepcionada pelo simpático, porém estranho, Norman Bates, um tímido rapaz dominado pela mãe. Logo após o jantar, quando ela vai tomar banho... Bom, você já sabe o que acontece.

>> Guia do cinema em SP

O longa, de 1960, chocou muitas pessoas - algumas realmente ficaram com medo de entrar no chuveiro e o próprio Walt Disney chamou a obra de nojenta. Isso porque Hitchcock ainda tinha decidido fazer o filme em preto-e-branco para que a cena do banheiro não ficasse muito forte e visceral. O sangue que escorre pelo chão é na verdade calda de chocolate e o som das facadas foi captado usando um melão como vítima.

O diretor tinha hábitos excêntricos. Para garantir que o final da história ficasse em segredo, ele comprou os direitos do livro em que se baseou e também quase todas cópias que conseguiu encontrar. Outra de suas manias era sempre aparecer em alguma cena de seus filmes, o que se tornou uma de suas marcas.

Hitchcock nasceu na Inglaterra em 1899. Teve uma criação católica muito rígida e estudou em um colégio jesuíta. Em 1920 conseguiu seu primeiro emprego na indústria cinematográfica, fazendo o "cartão" que aparecia nos diálogos dos filmes mudos. Aprendeu então a criar roteiros, editar e dois anos depois se tornou assistente de direção.

Ele ficou conhecido como O Mestre do Suspense e dirigiu mais de 60 longas. Entre suas obras mais conhecidas estão O Homem que Sabia Demais, Festim Diabólico, Disque M Para Matar, Janela Indiscreta, Um Corpo que Cai e Os Pássaros. Todos eles têm cenas antológicas que foram e são copiadas e parodiadas até hoje. Apesar de ter sido indicado a 5 Oscar de Melhor Diretor, Hitchcock nunca levou uma estatueta, mas recebeu um prêmio pelo conjunto de sua obra. O cineasta faleceu em 1980.


Trailer do filme

Notícias recomendadas

"Toy Story 4", "Casal Improvável" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (20) nos cinemas; Confira!

Cinema

O homem e a máquina: 10 filmes que têm a interação como temática

Cinema

7 filmes do diretor David Lynch que você precisa assistir

Cinema

Os melhores filmes infantis de 2019... até agora

Cinema

10 filmes imperdíveis com alienígenas para quem gosta do gênero

Cinema

10 filmes europeus imperdíveis para assistir na Netflix

Cinema