Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Quebrando o Tabu

Polêmico longa discute descriminalização das drogas.

Quebrando o Tabu

Diretor: Fernando Grostein Andrade

País de origem: Brasil

Ano de produção: 2011

Há 40 anos, os Estados Unidos levaram o mundo a declarar guerra às drogas, numa cruzada por um mundo livre de entorpecentes. Contudo, os danos causados pelas substâncias químicas nas pessoas e na sociedade só cresceram. Abusos, informações equivocadas, epidemias, violência e o fortalecimento de redes criminosas são os resultados da guerra perdida numa escala global.

Ancorado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o documentário Quebrando o Tabu dá voz à pessoas das mais diversas realidades do mundo em busca de soluções, princípios e conclusões. Bill Clinton, Jimmy Carter e ex-chefes de Estado, como os da Colômbia, México e Suíça, revelam porque mudaram de opinião sobre o assunto que é frequentemente discutido e precisa ser esclarecido.

O filme traz ainda o aprendizado de pessoas comuns, que tiveram suas vidas marcadas pela guerra às drogas, e experiências de Dráuzio Varella, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal. Em suas entrevistas, as personalidades trazem argumentos incisivos para condenar o uso de força militar contra usuários de drogas e dependentes químicos.

Quebrando o Tabu é uma ideia original do cineasta Fernando Grostein Andrade, que levou dois anos para finalizar o projeto. O filme foi gravado em oito países: Brasil, Estados Unidos, Portugal, Holanda, Colômbia, Suíça, França e Argentina; em cidades como Genebra, Amsterdã, Washington, Los Angeles, São Paulo, Rio de Janeiro e Bogotá. As gravações somaram 400 horas de material bruto e 176 pessoas foram entrevistadas.


Trailer do filme

Notícias recomendadas

"Terremoto", "Tel Aviv em Chamas" e mais seis filmes estreiam nos cinemas nesta quinta-feira (12); saiba mais!

Cinema

16 filmes imperdíveis para assistir no primeiro semestre de 2020

Cinema

10 filmes de terror e suspense para assistir em 2020

Cinema

"Fim de Festa", "Seberg Contra Todos" e mais quatro filmes chegam aos cinemas nesta semana; saiba mais!

Cinema

18 filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em março de 2020

Cinema

"Você Não Estava Aqui", "O Homem Invisível" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (27); Saiba mais!

Cinema