Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Quentin Tarantino

Uma iniciativa Trident sobre as coisas que devem durar mais! O diretor americano despontou no cenário independente, no início dos anos 90, para se tornar um ícone com seus roteiros não-lineares, diálogos marcantes e muita violência.

Quentin Tarantino

Diretor: Quentin Tarantino

Quentin Tarantino é um dos principais representantes de uma nova geração de cineastas americanos, que despontaram no mercado independente no início dos anos 90 e conseguiram estabelecer seu jeito próprio de fazer filmes em Hollywood. Com um tempo relativamente curto de carreira, criou personagens e falas marcantes, que tornaram muitas de suas obras em clássicos.

Sua fama se deve principalmente aos seus roteiros não-lineares, os diálogos memoráveis e o uso de violência - muita violência. Isso porque suas principais referências e influências são o trash, os antigos filmes de kung-fu chineses, o western spaghetti e o blaxploitation. Esta é outra de suas características: seu conhecimento enciclopédico de cinema - do mais popular ao mais "cabeça".

Tarantino saiu do anonimato com Cães de Aluguel, longa que escreveu e dirigiu, lançado em 1992. Seu roteiro chamou a atenção de produtores e atores, que conseguiram atrair investimentos para a produção. Um filme inteligente, estiloso e violento, que conta a história de uma gangue de ladrões, que se encontra em um armazém após um mal-sucedido assalto a uma joalheria, tentando descobrir um possível traidor entre eles, enquanto se escondem da polícia. Desde seu primeiro trabalho, Quentin revelou outra de suas marcas: ele gosta de atuar em suas próprias obras.

Dois anos depois, o diretor lançou o filme que muitos consideram seu principal feito e que consolidou seu nome definitivamente na história do cinema mundial. Pulp Fiction - Tempo de Violêancia, de 1994, ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, que Tarantino escreveu junto com seu amigo Roger Avary. A história, envolvendo um gângster, um boxeador e dois assassinos profissionais, além de ganhar a Palma de Ouro em Cannes, ainda foi responsável por "ressucitar" a carreira de John Travolta.

A produção seguinte de Tarantino foi Jackie Brown, de 1997, uma homenagem ao gênero blaxploitation. Mas apesar de receber diversas indicações a prêmios e do grande elenco, que conta com Robert De Niro, Samuel L. Jackson e Bridget Fonda, este filme policial não foi tão bem sucedido comercialmente.

Tarantino então se recolheu durante seis anos, fazendo apenas pontas em longas de outros diretores e produzindo pequenos projetos, para se concentrar em sua obra mais ambiciosa: Kill Bill. Originalmente, o diretor tinha a intenção de lançar o extenso filme de uma vez só, mas os estúdios o convenceram a dividi-lo em dois. Kill Bill - Volume 1 foi lançado em 2003 e Kill Bill - Volume 2, no ano seguinte.

Fazendo referência aos filmes chineses de artes marciais, japoneses, faroestes e de terror italianos, com uma roupagem pop e linguagem de quadrinhos, o longa conta a história de uma assassina profissional que desperta de um coma, sedenta por vingança, após ter sido quase executada no dia de seu casamento por seus antigos comparsas.

Em 2007, Tarantino convidou o diretor Robert Rodriguez para fazer uma homenagem aos filmes de terror B dos anos 70, que passavam em sessões duplas nos cinemas. Grindhouse é composto de dois filmes em um, mas que foram lançados separadamente: Planeta Terror, de Rodriguez, e À Prova de Morte, de Quentin. Nesta parte, um assassino usa seu carro possante como arma.

E o diretor já está trabalhando em sua nova produção. Com o nome em inglês ainda sem tradução, Inglourious Basterds deve chegar às telonas em 2009 e tem no elenco atores como Brad Pitt e Mike Myers. O longa se passa na Segunda Guerra, durante a ocupação nazista na Europa, e as filmagens já estão acontecendo na Alemanha e na França.

Trailer do filme video

Notícias recomendadas

11 filmes imperdíveis em cartaz no feriado de 25 de janeiro de 2019

Cinema

"Green Book: O Guia", "A Favorita" e mais três filmes estreiam nesta quinta-feira (24); Confira!

Cinema

9 atores e atrizes que abriram mão da vaidade em função de personagens

Cinema

Lista dos indicados ao Oscar 2019 é divulgada; confira!

Cinema

15 filmes incríveis com Jake Gyllenhaal que você precisa assistir

Cinema

10 filmes com Mahershala Ali que vale a pena assistir

Cinema