Guia da Semana

Na década de 70, quando a Barra da Tijuca se tornou uma espécie de Terra Prometida no Rio de Janeiro, o corrupto empresário Dr. Sabóia (José Wilker) inicia a construção de um condomínio na área. A pedido do filho Célio (Pedro Cardoso), Justo (Fernando Torres) e Isaura (Fernanda Montenegro) compraram um apartamento no local, e mesmo depois de pagar as prestações religiosamente durante anos, nunca ocuparam a nova casa. Quinze anos depois, esta e outras famílias esperam que o problema seja resolvido na Justiça, enquanto os negócios são agora tocados por pelo malandro Otávio (Miguel Falabella), filho do Dr. Sabóia que se suicidou há pouco tempo.

Uma favela se formou nos arredores do condomínio, habitada por operários que trabalharam nas obras e não receberam um tostão sequer do desonesto empreiteiro. Quando o escândalo torna-se público, o jornalista Célio Rocha é pautado para cobrir o caso e entrevistar seu amigo de infância, Otávio Sabóia. O drama afeta o repórter diretamente, pois ele e os pais também foram enganados pelo empresário anos antes. Quando Célio aceita participar de uma falcatrua proposta pelo herdeiro para tirar sua família de apuros financeiros, o jornalista se arrepende. Com um forte sentimento de culpa, ele enlouquece e parte para o deserto em busca de Deus e, pasme, consegue encontrá-lo. Em troca do perdão, ele recebe uma séria e complicada missão: convencer Otávio a doar seu dinheiro aos pobres.

Redentor foi um dos longas que concorreu à vaga brasileira na indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro, que acabou ficando com Olga. A produção é a primeira investida de Cláudio Torres, filho de Fernando Torres e Fernanda Montenegro, como diretor de cinema. O elenco de apoio conta com nomes como Camila Pitanga, Stênio Garcia, Lúcio Mauro, entre outros.

Redentor

Diretor: Claudio Torres

Elenco: Pedro Cardoso, Miguel Falabella, Fernanda Montenegro

País de origem: BRA

Ano de produção: 2004