Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Respiro

Em uma ilha italiana, o comportamento instável da bela Grazia causa problemas a sua família e à vila de pescadores onde mora..

Respiro

Diretor: Emanuele Crialese

País de origem: ITA

Ano de produção: 2002

Classificação: 12 anos

A ilha de Lampedusa fica perto da costa africana, mas pertence à Itália. Numa vila de pescadores, a vida levaria o ritmo normal desses lugarejos se não fosse por Grazia (Valeria Golino). Ela tem um casamento feliz com um pescador, é mãe de três filhos e às vezes toma certas atitudes que não condizem com sua posição. E, quando Grazia fica assim, só uma injeção consegue fazê-la voltar ao normal.

Na ilha dizem que há um médico em Milão que pode curá-la, e a cidadezinha praticamente se une em torno dessa viagem. Mas, em vez de buscar a solução de seu problema no continente, Grazia foge de casa. Os habitantes da ilha passam a procurá-la, e Pietro, o marido, sente a falta da mulher e fica deprimido.

Respiro foi premiado pela crítica no Festival de Cannes de 2002 e foi indicado a quatro prêmios David di Donatello, vencendo o de melhor produtor. O diretor Emanuele Crialese teve a idéia do filme ao viajar, de férias, à ilha de Lampedusa, onde recrutou o elenco, todo ele amador à exceção de Valeria Golino, que interpreta Grazia.

Notícias recomendadas

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema

Mostras de cinema gratuitas e online para conferir em fevereiro

Cinema