Guia da Semana

Nos anos 80, em Astoria, no Queens, um dos bairros mais perigosos da periferia de Nova Iorque, vivia Dito Montiel, um jovem como muitos outros da região. Tendo que cuidar de um pai doente, mas sempre cercado pelas guerras de gangues e pelas tentações da juventude, Dito foi vendo, aos poucos, seus amigos morrerem ou serem presos, parecendo só restar ele. Assim, ele conclui que foi salvo pelos santos.

Mesmo com tantas dificuldades, o jovem acredita que lá foi um bom lugar para se viver, e que trouxe muitas coisas boas. Quinze anos depois, ele decide voltar ao bairro onde cresceu para, enfim, enfrentar estes Santos e Demônios. Lá, ele revive o passado de quando viveu nas proximidades da Mean Streets, reencontrando os amigos que também conseguiram sobreviver ao tempo.

Santos e Demônios é escrito e dirigido pelo próprio Dito Montiel, e é baseado no livro que ele escreveu sobre sua juventude. O filme é produzido pelo ator Robert Downey Jr., que faz o personagem na fase adulta, e pelo cantor Sting. Foi a partir do interesse de Downey que Montiel resolveu começar a aprender técnicas de roteiro para esta produção. Dito recebeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Sundence de 2006.

Santos e Demônios

Diretor: Dito Montiel

Elenco: Shia LaBeouf, Robert Downey Jr.

País de origem: EUA

Ano de produção: 2006