Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Screamers

Documentário conta o genocídio armênio pela voz dos músicos do System of a Down.

Screamers

Diretor: Carla Garapedian

País de origem: ING

Ano de produção: 2006

Entre 1915 e 1923 estima-se que mais de um milhão de armênios foram assassinados pelos turcos, no que é considerado o primeiro genocídio da história. O massacre continua sem ser reconhecido por muitos, sendo que os turcos nunca admitiram que ele de fato tenha ocorrido. Isto foi fundamental para que ele se repetisse com os judeus na Segunda Guerra e ainda hoje aconteçam genocídios em regiões como Darfur ou Ruanda, na África.

Sabendo disso, a banda de rock americana System of a Down sempre relembra nas letras de suas músicas e em discursos nos shows do incidente que dizimou parte da população de seus ancestrais. Os roqueiros usam o apelo popular, do sucesso que alcançaram fazendo um metal inspirado na música da Armênia, para conscientizar os jovens de que é preciso também olhar para o passado. A luta maior dos músicos é conseguir que a história reconheça o genocídio armênio, para que ele não mais se repita.

O documentário Screamers, dirigido por Carla Garapedian, acompanha a banda System of a Down em uma turnê pela Europa, e neste percurso tenta explicar um pouco do que foi o genocídio armênio. Além das imagens de shows e dos depoimentos dos quatro integrantes, o filme também mostra imagens da época e dá voz a movimentos contra e a favor do reconhecimento do massacre. Também são ouvidos alguns personagens que tiveram suas vidas afetadas de maneira direta pelo fato.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

10 filmes importantes sobre solidão 

Cinema

15 filmes com Alec Baldwin que você precisa assistir

Cinema

13 filmes imperdíveis em cartaz nos cinemas durante o feriado de 15 de novembro de 2019

Cinema

"Ford vs Ferrari", "As Panteras" e mais quatro filmes que estreiam nesta quinta-feira (14); Confira!

Cinema

11 filmes imperdíveis que estreiam em 2020

Cinema

10 filmes com a atriz Glória Pires para você ver o quanto antes

Cinema