Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Ser e Ter

O premiado documentário francês acompanha um professor e seus alunos, no interior do país, durante um ano letivo..

Ser e Ter

Diretor: Nicolas Philibert

País de origem: FRA

Ano de produção: 2002

Classificação: Livre

St. Etienne sur Usson é uma pequena localidade rural no centro da França. Lá, o professor Georges Lopez trabalha sozinho em uma escola que tem apenas uma sala de aula, e se dedica a seus alunos, entre 4 e 11 anos. O documentário Ser e Ter acompanha esse dedicado mestre e seus aluninhos por vários meses.

Lopez é apaixonado por seu trabalho, e deseja que as crianças não apenas aprendam as disciplinas escolares, mas também a cortesia e valores. Claro, são crianças, e elas podem às vezes fazer seus coleguinhas chorarem, com aquela "crueldade" típica da infância. Outros alunos não conseguem prestar atenção nas aulas. Nada tremendamente fora do normal. Mas é isso que o professor Lopez ama. O que ele fará da vida quando se aposentar?

O diretor Nicolas Philibert pesquisou centenas de escolas em toda a França antes de se decidir pelo grupo de Lopez. O documentarista acompanhou praticamente todo um ano letivo, resultando em 600 horas de filme, e a edição foi premiada com o César (o maior prêmio do cinema francês) da categoria - o longa ainda foi indicado a melhor filme e diretor, e venceu como melhor documentário no European Film Awards.

Notícias recomendadas

10 filmes importantes sobre solidão 

Cinema

15 filmes com Alec Baldwin que você precisa assistir

Cinema

13 filmes imperdíveis em cartaz nos cinemas durante o feriado de 15 de novembro de 2019

Cinema

"Ford vs Ferrari", "O Irlandês" e mais cinco filmes que estreiam nesta quinta-feira (14); Confira!

Cinema

11 filmes imperdíveis que estreiam em 2020

Cinema

10 filmes com a atriz Glória Pires para você ver o quanto antes

Cinema