Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Show de Bola

Garoto pobre do Rio de Janeiro tenta superar as adversidades de viver numa favela.

Show de Bola

Diretor: Alexander Pickl

País de origem: BRA

Ano de produção: 2007

Filho de um ex-jogador de futebol que foi assassinado em uma briga de estádio, o jovem Tiago (Thiago Martins) enxerga na profissão do pai a única oportunidade de fugir da violência da favela. Sem dar muita atenção aos estudos, ele mata aula para treinar enquanto aguarda o decisivo dia em que irá fazer o teste no Fluminense. A vaga no time seria a certeza de que ele poderia ter alguma chance em seu futuro. Enquanto não consegue, cuida da mãe doente e vive à custa do irmão trabalhador.

Por mais que tente não se envolver com o crime, Tiago está sempre cercado pelos marginais. Seja através de seu melhor amigo, Sabiá, que começa a trilhar o caminho do tráfico, seja pela ajuda do líder do morro, Tubarão (Lui Mendes), para que ele seja aceito em seu time de coração. Nem mesmo Cocada, uma criança da vizinhança, escapa do destino e já comete pequenos roubos, além de trabalhar como vapor. Mas Tiago pretende seguir na carreira de jogador antes que seja tarde para ele.

A principal esperança vem pelas visões de um velho cego da favela. O vidente insiste em fazer o jovem acreditar que ele conseguirá fazer as escolhas corretas e que sua paixão pela bola será um passaporte para um futuro melhor. Sem tanta confiança, no entanto, e contra os conselhos de seu irmão Marcos, Tiago se aproxima cada vez mais de Tubarão, até se apaixonar por Juliana, irmã do traficante. E quanto mais o rapaz tenta fugir, mais o crime se torna presente em sua vida.

Show de Bola é uma co-produção Brasil-Alemanha, com elenco do Nós do Morro e direção do alemão Alexander Pickl. Apesar de não falar português, o cineasta conseguiu dirigir usando seus conhecimentos em italiano, que considera um idioma muito parecido com o do Brasil. Por ser estrangeiro, muitos acreditaram que ele não iria saber falar sobre um assunto tão local, mas Pickl afirma que sua visão de fora pôde ajudar a se ver livre dos preconceitos.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

Alerta de alta temperatura: 7 filmes imperdíveis que retratam o fogo 

Cinema

"Toy Story 4", "Casal Improvável" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (20) nos cinemas; Confira!

Cinema

O homem e a máquina: 10 filmes que têm a interação como temática

Cinema

7 filmes do diretor David Lynch que você precisa assistir

Cinema

Os melhores filmes infantis de 2019... até agora

Cinema

10 filmes imperdíveis com alienígenas para quem gosta do gênero

Cinema