Guia da Semana

Guia da Semana

Não é difícil para quem mora ou conhece os EUA saber que o sistema de saúde pública, para os 50 milhões de norte-americanos que não têm condições de pagar um plano, é de péssima qualidade. Porém, alguns dos 250 milhões que pagam por um seguro-saúde só descobrem que não estão assim tão seguros quando já é tarde demais. Atolados em um esquema onde é mais importante garantir os lucros no fim do mês do que salvar uma vida, os planos chegam a dar bônus aos médicos que mais se recusarem a tratar dos associados com graves doenças.

Com o apoio do governo e da mídia, o sistema de saúde deles chega a fazer os cidadãos acreditarem que não há como conseguirem um tratamento de qualidade, e que nos demais países do mundo é ainda pior. Qualquer melhoria proposta é atacada como uma forma de ataque socialista, o que faz com que seja rejeitada. Assim, quem precisa de cuidados se endivida e perde tudo o que demorou anos para juntar. O documentarista Michael Moore, então, decidiu saber mais sobre o porquê desse problema e como os associados são tratados quando precisam. Ele ainda investiga como é a saúde em países como Canadá, Inglaterra, França e Cuba.

Sicko - $O$ Saúde é o novo documentário do polêmico cineasta de Tiros Em Columbine. A idéia do filme já vem desde 1999, mas foi deixada para depois por causa dos atentados de 11/9 e pelo massacre de Columbine. Moore, que afirma ter feito o filme para mostrar que o presidente George Bush não se importa com o povo, foi notificado pelo Tesouro Americano por violar o embargo a Cuba. O cineasta levou um grupo de pessoas, incluindo heróis do 11/9 para se tratarem na ilha, já que não tinham condições de serem cuidados nos EUA.

Trailer do filme

Sicko - $O$ Saúde

Diretor: Michael Moore

País de origem: EUA

Ano de produção: 2007

Classificação: Livre