Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei

Documentário tenta entender fim repentino da carreira de astro dos anos 60.

Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei

Diretor: Calvito Leal, Claudio Manoel, Micael Langer

País de origem: BRA

Ano de produção: 2008

Durante a década de 60, Wilson Simonal foi um dos mais importantes artistas que o Brasil conheceu. Aliando seu talento e o carisma, o cantor venceu o preconceito por sua cor e origem humilde e atingiu um estrelato nunca alcançado antes por um músico negro. Durante quase uma década, o ex-cabo do exército fez sucesso no Brasil e fora dele, se tornou um símbolo sexual, além de chegar a viajar com a seleção brasileira durante a Copa do Mundo de 1970. Porém, um incidente mal-explicado o levou ao anonimato.

No início da década de 70, Simonal percebeu que estava sendo roubado por seu contador. De pavio curto, o cantor contratou um grupo para dar uma surra no traidor. Porém, o episódio envolveu agentes do Dops, e o obscuro fato fez com que se espalhasse a notícia de que o músico era informante do regime militar. Sem provas contra ou a favor do artista, Simonal foi condenado ao ostracismo, morrendo como um desconhecido em 2000.

Quando leu sobre o cantor, o humorista Claudio Manoel, do Casseta e Planeta, decidiu estrear na direção de cinema com o filme Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei. Mesmo sendo conhecido, Claudio não obteve qualquer apoio para o projeto, já que a maioria já não se lembrava do músico. O humorista pagou o filme do seu próprio bolso e recebeu a ajuda de Micael Langer e Calvito Leal, que o co-dirigiram. Nele, diversas pessoas que conviveram com Simonal na época dão seu depoimento para tentar entender o que aconteceu na realidade, inclusive o próprio contador.

Notícias recomendadas

15 filmes com Alec Baldwin que você precisa assistir

Cinema

13 filmes imperdíveis em cartaz nos cinemas durante o feriado de 15 de novembro de 2019

Cinema

"Ford vs Ferrari", "O Irlandês" e mais cinco filmes que estreiam nesta quinta-feira (14); Confira!

Cinema

11 filmes imperdíveis que estreiam em 2020

Cinema

10 filmes com a atriz Glória Pires para você ver o quanto antes

Cinema

10 filmes de Natal que você precisa assistir pelo menos uma vez na vida

Cinema