Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Sinédoque, Nova York

Após ser abandonado pela mulher e pela amante, diretor de teatro descobre doença e decide mudar de vida.

Sinédoque, Nova York

Diretor: Charlie Kaufman

Elenco: Philip Seymour Hoffman, Catherine Keener, Michelle Williams

País de origem: EUA

Ano de produção: 2008

A vida do diretor de teatro Caden Cotard (Philip Seymour Hoffman) está cada vez pior. Suas peças são vistas apenas por alguns grupos de senhoras suburbanas, e sua esposa Adele (Catherine Keener) o abandona para virar uma pintora, levando junto com ela para Berlim, a filha do casal, Olive. Como se não bastasse, até mesmo Madeleine, sua terapeuta, parece mais ocupada em escrever seu livro do que em ajudá-lo. O relacionamento com Hazel (Samantha Morton), sua amante, também não sai do lugar, e a partir daí ele decide criar um novo espetáculo.

Depois de abandonar sua casa, Caden reúne um grupo de atores em um galpão de Nova Iorque, onde ele cria uma espécie de cidade em miniatura e recomenda que os artistas vivam normalmente suas vidas. Enquanto um distúrbio desativa suas funções nervosas aos poucos, esta réplica dentro do armazém cresce cada vez mais, até sair do controle do diretor. Quando ele percebe, vida real e ficção se confundem e até mesmo o casal Sammy e Tammy, contratados para viver ele e Hazel na trama, acabam atrapalhando o relacionamento do casal real. Tudo muda, porém, quando a experiente atriz Millicent Weems chega para ajudar.

Estreia do roteirista Charlie Kaufman na direção, Sinédoque, Nova York mantém sua principal característica, de reunir elementos fantásticos com fortes emoções. O cineasta é conhecido pelos textos de filmes como Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembrança ou Quero Ser John Malkovich. Apesar do estranho título não ser citado durante o filme, Kaufman acredita que ele ajudará às pessoas a lembrar da obra, como aconteceu com Brilho Eterno. O nome do protagonista foi inspirado pela Síndrome de Cotard, doença em que a pessoa acredita estar morta ou em decomposição.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

"Terremoto", "Tel Aviv em Chamas" e mais seis filmes estreiam nos cinemas nesta quinta-feira (12); saiba mais!

Cinema

16 filmes imperdíveis para assistir no primeiro semestre de 2020

Cinema

10 filmes de terror e suspense para assistir em 2020

Cinema

"Fim de Festa", "Seberg Contra Todos" e mais quatro filmes chegam aos cinemas nesta semana; saiba mais!

Cinema

18 filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em março de 2020

Cinema

"Você Não Estava Aqui", "O Homem Invisível" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (27); Saiba mais!

Cinema