Guia da Semana

Há quatro anos, Rosário precisou abandonar seu filho, Carlos, aos cuidados de sua mãe, no México, para ganhar a vida trabalhando ilegalmente nos EUA. Desde que partiu, ela não consegue esquecer o menino, para quem liga todos os domingos deixando claro que, apesar da distância, ambos estão Sob a Mesma Lua. Quando a avó de Carlitos morre, o menino de apenas 10 anos toma a decisão de ir atrás da mãe em Los Angeles. De seu paradeiro, porém, a única coisa que tem é a descrição que se cansou de ouvir neste período, da esquina de onde Rosário lhe telefonava semanalmente.

Sem se preocupar com os perigos que pode correr no caminho, Carlitos parte da aldeia rural onde vive no México com seu destino traçado. Na viagem, o garoto conquista a amizade de Enrique, um trabalhador de meia-idade que se sensibiliza com a audácia do pequeno e decide ajudá-lo a encontrar a mãe. Juntos, eles vão em busca deste local sem sequer imaginar que a descrição existe apenas nas imaginações de Carlitos e Rosário. Quando o menino acredita estar prestes a reencontrar a mãe, ela retorna ao México, para rever o filho.

Sem pretensões, o filme mexicano Sob a Mesma Luna chamou a atenção por onde foi exibido, em festivais por todo o mundo, como em Sundance. A idéia partiu de Ligiah Villalobos, que queria uma história sensível de uma mãe que precisa abandonar o filho para cuidar dela própria. A questão política da imigração não era a intenção da roteirista. Para o papel de Carlitos, a equipe precisava de um ator jovem, porém experiente. Adrián Alonso, o escolhido, tem apenas 13 anos, mas já acumula cinco longas-metragens no currículo. Dentre seus trabalhos, está A Lenda do Zorro, no qual faz o filho de Antonio Banderas e Catherina Zeta-Jones.

Trailer do filme

Sob a Mesma Lua

Diretor: Patricia Riggen

País de origem: MEX/EUA

Ano de produção: 2007