Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Sob a Névoa da Guerra

O documentário vencedor do Oscar 2004 tem uma entrevista de Robert McNamara, secretário de Estado norte-americano durante a crise dos mísseis e a Guerra do Vietnã..

Sob a Névoa da Guerra

Diretor: Errol Morris

País de origem: EUA

Ano de produção: 2003

Classificação: 12 anos

O nome de Robert McNamara está ligado à Guerra do Vietnã - afinal, ele foi secretário de Estado de John Kennedy e Lyndon Johnson até se demitir (ou ser demitido, dependendo da versão) em 1968. Mas McNamara foi, na verdade, personagem de outros grandes acontecimentos do século XX. Aos 2 anos, ele já assistia a uma parada em honra dos veteranos da Primeira Guerra Mundial. Quando veio a Segunda Guerra, ele estava ao lado do general Curtis LeMay, para quem o caminho até a vitória passava por ir matando até o inimigo não suportar mais. Juntos, McNamara e LeMay arquitetaram os bombardeios em massa de cidades japonesas, que deixaram mais de 100 mil vítimas.

Depois veio a crise dos mísseis em Cuba, quando McNamara já era secretário de Estado. Quem viu Treze Dias que Abalaram o Mundo sabe que a guerra esteve muito próxima. Quem assistir a Sob a Névoa da Guerra vai se surpreender ao descobrir quão próximo o mundo esteve do conflito nuclear - e como escapou dele. E, por fim, veio o Vietnã, que, na opinião de McNamara, teria sido muito diferente se Kennedy não tivesse sido assassinado. Suas experiências poderiam ser resumidas em onze lições, expostas durante o documentário.

Ao ganhar o Oscar por este filme, Errol Morris fez comentários sobre a guerra do Iraque, temendo que os Estados Unidos estivessem entrando na mesma fria que décadas atrás. Não é à toa: entre as lições de McNamara estão "tenha os dados" e "esteja preparado para rever seus conceitos". Nada que o governo norte-americano tenha feito recentemente. O documentário nasceu de uma entrevista que McNamara daria a Morris para um programa de televisão. Aquela hora virou oito, que viraram um segundo dia de gravação, que virou mais dois dias de depoimento. Um equipamento chamado Interrotron permitiu a Morris e ao entrevistado olhar nos olhos um do outro e direto para a câmera ao mesmo tempo. O documentarista ainda usa imagens de arquivo, gráficos e efeitos visuais.

Notícias recomendadas

Saiba tudo sobre a live-action de "O Rei Leão", que estreia nos cinemas nesta quinta-feira (18)

Cinema

"O Rei Leão", "Jornada da Vida" e mais dois filmes que estreiam nesta quinta (18); Confira:

Cinema

10 filmes que completam 10 anos em 2019

Cinema

10 filmes não Blockbusters lançados em 2019 que você não pode deixar de assistir

Cinema

10 filmes incríveis que valem por sessões de terapia

Cinema

10 filmes que abordam o universo nerd para assistir pelo menos uma vez na vida

Cinema