Guia da Semana

Guia da Semana

Numa área militar muito perigosa e vigiada por guardas armados o tempo todo, a jovem Lamia, de 16 anos, foi condenada a um destino infeliz. Isso acontece depois que ela sai de sua comunidade anexada por Israel invade o limite com o país pegar uma pipa. Os pais resolvem que para seu bem ela deve se casar por conveniência com o primo que mora do outro lado do território e que ela nunca sequer viu.

Enquanto Lamia espera por um futuro fadado ao fracasso, ela passa os dias nutrindo uma paixão platônica pelo militar que trabalha na região. Os parentes da garota, por sua vez, cuidam dos preparativos para a festa por meio de alto-falantes de ambos os lados da fronteira. Com um passe sem volta para o lado do território onde vive o futuro marido, Sami, sua vida toma um rumo trágico e melancólico.

Premiado com o Leão de Prata no Festival de Veneza de 2003, Sob o Céu do Líbano foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo no mesmo ano. O longa participou também de festivais nos Estados Unidos e na Europa.

Sob o Céu do Líbano

Diretor: Randa Chahal Sabag

País de origem: LIB/FRA

Ano de produção: 2003