Guia da Semana

Guia da Semana

Na época da inquisição, o Santo Ofício da Espanha precisava decidir que medida tomar contra o pintor Francisco Goya, um homem que apesar de ser um dos favoritos do clero e da nobreza, era conhecido por suas gravuras que retratavam o lado obscuro do catolicismo. Pelo poder do artista, Padre Lorenzo (Javier Bardem) acha que o melhor a se fazer não é puni-lo, mas procurar aqueles que serviram de modelos para seus quadros, os verdadeiros infiéis, e assim descobrir o grau de heresia dessas pessoas.

A jovem Inés Bilbatúa (Natalie Portman) é uma delas. Retratada em diversas obras, ela é presa e torturada pelo Santo Ofício, para que confesse se pratica atos anti-católicos. Tomás, pai da garota, tenta ao máximo libertar a filha, usando para isso inclusive os métodos da própria igreja. Impotente, Goya acompanha a intolerância do clero, que mantém seu poder absoluto até que a Revolução Francesa chegue, e que tropas de Napoleão invada a Espanha. Mesmo assim, pessoas como Inés continuam a ser oprimidas por poderosos como Lorenzo.

Com roteiro de Jean Claude Carrière, Sombras de Goya é dirigido pelo renomado cineasta Milos Forman, de Um Estranho no Ninho. O filme é o primeiro do diretor depois de sete anos. Sua última obra havia sido O Mundo de Andy, drama com Jim Carrey. Ao ser questionado sobre o fato de um filmes sobre um pintor da Espanha ser em inglês, Forman alegou ser porque não sabe falar espanhol.

Trailer do filme

Sombras de Goya

Diretor: Milos Forman

Elenco: Javier Bardem, Natalie Portman

País de origem: ESP

Ano de produção: 2006