Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Sombras de Goya

Longa mostra parte da trajetória do pintor espanhol, no momento em que sofre uma profunda crise.

Sombras de Goya

Diretor: Milos Forman

Elenco: Javier Bardem, Natalie Portman

País de origem: ESP

Ano de produção: 2006

Na época da inquisição, o Santo Ofício da Espanha precisava decidir que medida tomar contra o pintor Francisco Goya, um homem que apesar de ser um dos favoritos do clero e da nobreza, era conhecido por suas gravuras que retratavam o lado obscuro do catolicismo. Pelo poder do artista, Padre Lorenzo (Javier Bardem) acha que o melhor a se fazer não é puni-lo, mas procurar aqueles que serviram de modelos para seus quadros, os verdadeiros infiéis, e assim descobrir o grau de heresia dessas pessoas.

A jovem Inés Bilbatúa (Natalie Portman) é uma delas. Retratada em diversas obras, ela é presa e torturada pelo Santo Ofício, para que confesse se pratica atos anti-católicos. Tomás, pai da garota, tenta ao máximo libertar a filha, usando para isso inclusive os métodos da própria igreja. Impotente, Goya acompanha a intolerância do clero, que mantém seu poder absoluto até que a Revolução Francesa chegue, e que tropas de Napoleão invada a Espanha. Mesmo assim, pessoas como Inés continuam a ser oprimidas por poderosos como Lorenzo.

Com roteiro de Jean Claude Carrière, Sombras de Goya é dirigido pelo renomado cineasta Milos Forman, de Um Estranho no Ninho. O filme é o primeiro do diretor depois de sete anos. Sua última obra havia sido O Mundo de Andy, drama com Jim Carrey. Ao ser questionado sobre o fato de um filmes sobre um pintor da Espanha ser em inglês, Forman alegou ser porque não sabe falar espanhol.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

10 filmes importantes sobre solidão 

Cinema

15 filmes com Alec Baldwin que você precisa assistir

Cinema

13 filmes imperdíveis em cartaz nos cinemas durante o feriado de 15 de novembro de 2019

Cinema

"Ford vs Ferrari", "O Irlandês" e mais cinco filmes que estreiam nesta quinta-feira (14); Confira!

Cinema

11 filmes imperdíveis que estreiam em 2020

Cinema

10 filmes com a atriz Glória Pires para você ver o quanto antes

Cinema