Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Sonhos Com Xangai

Famílias quase exiladas em fábricas no interior da China desejam voltar aos grandes centros.

Sonhos Com Xangai

Diretor: Wang Xiaoshuai

País de origem: CHI

Ano de produção: 2005

Classificação: 12 anos

Em meados da década de 60, a China de Mao Tse-Tung incentivava os operários que viviam nas grandes cidades a migrar para o interior. Assim, o país teria um desenvolvimento maior, além de uma grande população nos campos. Wu Zemin e sua esposa Mei Fen, então, saíram de Xangai rumo à pequena Guiyand, na província de Guizhou. No início dos anos 80, já sem o comando do ditador e com a China se abrindo para as reformas, o casal decide burlar o governo e voltar a viver na cidade grande.

Qing Hong, filha do casal, porém, não quer se mudar, já que não tem vínculo algum com a terra de seus pais e não pretende abandonar Lu Jun, um jovem por quem ela se apaixonou. A garota, então, passa a viver um dilema entre se render às emoções de sua primeira paixão, ou obedecer aos mandos dos pais e se afastar do pretendente. Com sua indecisão, Lu Jun começa a imaginar que não há interesse, o que pode piorar a vida de Qing Hong.

Sonhos com Xangai, dirigido pelo chinês Wang Xiaoshuai, fala sobre a estranha relação real existente na China dos anos 80, em que os pais queriam buscar uma vida moderna nas capitais, de onde vieram, enquanto os filhos se contentavam com o atraso das pequenas cidades. Esta situação foi vivida pelo próprio diretor, que nasceu em Xangai, mas se mudou para Guiyand com apenas dois meses, em 1966. O longa ganhou o prêmio do júri no Festival de Cannes de 2005.

Notícias recomendadas

8 filmes imperdíveis sobre escalada e alpinismo

Cinema

Cinema: 10 trailers e teasers que vão te deixar ansioso(a) para 2019

Cinema

5 filmes com final ambíguo que você precisa assistir

Cinema

40 filmes imperdíveis dos anos 2000 que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

15 filmes com a atriz Sandra Bullock que você precisa assistir

Cinema

Além de Harry Potter, 10 filmes com Daniel Radcliffe

Cinema