Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Super-heróis

Uma iniciativa Trident sobre as coisas que devem durar mais! Os grandes super-heróis dos quadrinhos também enfrentaram seus vilões nas telonas do cinema.

Super-heróis

A DC Comics e a Marvel Comics são as maiores produtoras de histórias em quadrinhos do mundo. E os seus super-heróis mais famosos, como o Super-Homem, Batman e o Homem-Aranha saíram das páginas das revistinhas e foram para a TV, viraram desenhos animados, séries de televisão e acabaram finalmente chegando nos cinemas.

O primeiro a percorrer todo esse caminho foi o Super-Homem, o mais antigo dos três. Sua primeira aparição foi em 1938, na revista Action Comics #1. No ano seguinte o "Homem de Aço" se tornou o primeiro herói dos quadrinhos a ter uma revistinha intitulada com o seu próprio nome.

Mas sua adaptação para as telonas só aconteceria quarenta anos depois. Em 1978 foi lançado Superman - O Filme, com o ator Christopher Reeve no papel do herói. A trama retrata a origem do Superman, desde sua infância até a sua vida disfarçada como o repórter Clark Kent. O primeiro filme já revela seu romance com Lois Lane e sua luta contra o vilão Lex Luthor.

Com o grande sucesso, teve três continuações: Superman II em 1980, Superman III em 1983, Superman IV em 1987. Em 1995, Reeve sofreu um acidente e se tornou tetraplégico. Um novo filme do super-herói só foi realizado em 2006, com o título de Superman - O Retorno e o ator Brandon Routh interpretando o personagem.

O Homem-Morcego apareceu pela primeira vez na revista Detective Comics #27, em 1939. É a história de Bruce Wayne, que ficou órfão quando muito pequeno, vítima da violência urbana e, herdeiro da fortuna dos pais, decide combater o crime por conta própria. O primeiro filme, Batman - O Homem-Morcego, foi lançado em 1966, com os mesmos atores do seriado de TV.

Mas o filme que deu início à famosa série cinematográfica foi Batman, de 1989, dirigido por Tim Burton e estrelado por Michael Keaton. Nessa versão, ele enfrenta o Coringa, vivido por Jack Nicholson. A continuação veio em 1992 com Batman - O Retorno, em que o herói luta contra o Pingüim e a Mulher-Gato.

Mais dois longas foram lançados na seqüência, mas sem tanto sucesso: Batman Eternamente, de 1995, e Batman & Robin, de 1997. O prestígio do super-herói no cinema só foi recuperado com Batman Begins, de 2005, que fala sobre a preparação de Bruce para se transformar no justiceiro mascarado. O filme foi continuado por Batman - O Cavaleiro das Trevas, de 2008, em que o ator Heath Ledger interpretou o vilão Coringa, com uma outra leitura, e faleceu um pouco depois das filmagens.

Homem-Aranha é o mais novinho dos três heróis. O personagem só foi criado em 1962, aparecendo pela primeira vez na revista Amazing Fantasy #15, da Marvel. Da mesma maneira, foi o último a ter um filme seu produzido. Homem-Aranha foi lançado em 2002 e conta o começo da historia do herói, quando o estudante e fotógrafo Peter Parker é picado por uma aranha (nessa versão, ela é geneticamente modificada) e adquire super poderes. Ele passa a combater o crime e enfrenta o vilão Duende Verde.

Homem-Aranha 2 chegou aos cinemas dois anos depois do enorme sucesso comercial do primeiro filme. Dessa vez ele encontra um novo inimigo, o Dr. Octopus. Em 2007 foi lançado Homem-Aranha 3, em que o herói enfrenta o Homem-Areia e também passa a lidar um estranho uniforme negro, que se adapta e veste o seu corpo. Homem-Aranha 4 está programado para sair em 2011, mas o roteiro ainda não está pronto.

Veja também:

Michael Moore
Branca de Neve e os Sete Anões
Psicose e a obra de Hitchcock
Os Simpsons
Indiana Jones
Harry Potter
O Senhor dos Anéis
O Iluminado
Titanic
Guerra nas Estrelas
E.T., O Extraterreste

Notícias recomendadas

9 filmes imperdíveis com a atriz Lily Collins que você precisa assistir

Cinema

11 filmes imperdíveis com Jack Nicholson

Cinema

13 filmes estrelados por Margot Robbie que você precisa assistir

Cinema

"Entre Facas e Segredos", "Crime sem Saída" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (12); saiba tudo!

Cinema

Conheça os indicados ao Globo de Ouro 2020

Cinema

6 filmes imperdíveis com Emilia Clarke

Cinema