Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Super-heróis

Uma iniciativa Trident sobre as coisas que devem durar mais! Os grandes super-heróis dos quadrinhos também enfrentaram seus vilões nas telonas do cinema.

Super-heróis

A DC Comics e a Marvel Comics são as maiores produtoras de histórias em quadrinhos do mundo. E os seus super-heróis mais famosos, como o Super-Homem, Batman e o Homem-Aranha saíram das páginas das revistinhas e foram para a TV, viraram desenhos animados, séries de televisão e acabaram finalmente chegando nos cinemas.

O primeiro a percorrer todo esse caminho foi o Super-Homem, o mais antigo dos três. Sua primeira aparição foi em 1938, na revista Action Comics #1. No ano seguinte o "Homem de Aço" se tornou o primeiro herói dos quadrinhos a ter uma revistinha intitulada com o seu próprio nome.

Mas sua adaptação para as telonas só aconteceria quarenta anos depois. Em 1978 foi lançado Superman - O Filme, com o ator Christopher Reeve no papel do herói. A trama retrata a origem do Superman, desde sua infância até a sua vida disfarçada como o repórter Clark Kent. O primeiro filme já revela seu romance com Lois Lane e sua luta contra o vilão Lex Luthor.

Com o grande sucesso, teve três continuações: Superman II em 1980, Superman III em 1983, Superman IV em 1987. Em 1995, Reeve sofreu um acidente e se tornou tetraplégico. Um novo filme do super-herói só foi realizado em 2006, com o título de Superman - O Retorno e o ator Brandon Routh interpretando o personagem.

O Homem-Morcego apareceu pela primeira vez na revista Detective Comics #27, em 1939. É a história de Bruce Wayne, que ficou órfão quando muito pequeno, vítima da violência urbana e, herdeiro da fortuna dos pais, decide combater o crime por conta própria. O primeiro filme, Batman - O Homem-Morcego, foi lançado em 1966, com os mesmos atores do seriado de TV.

Mas o filme que deu início à famosa série cinematográfica foi Batman, de 1989, dirigido por Tim Burton e estrelado por Michael Keaton. Nessa versão, ele enfrenta o Coringa, vivido por Jack Nicholson. A continuação veio em 1992 com Batman - O Retorno, em que o herói luta contra o Pingüim e a Mulher-Gato.

Mais dois longas foram lançados na seqüência, mas sem tanto sucesso: Batman Eternamente, de 1995, e Batman & Robin, de 1997. O prestígio do super-herói no cinema só foi recuperado com Batman Begins, de 2005, que fala sobre a preparação de Bruce para se transformar no justiceiro mascarado. O filme foi continuado por Batman - O Cavaleiro das Trevas, de 2008, em que o ator Heath Ledger interpretou o vilão Coringa, com uma outra leitura, e faleceu um pouco depois das filmagens.

Homem-Aranha é o mais novinho dos três heróis. O personagem só foi criado em 1962, aparecendo pela primeira vez na revista Amazing Fantasy #15, da Marvel. Da mesma maneira, foi o último a ter um filme seu produzido. Homem-Aranha foi lançado em 2002 e conta o começo da historia do herói, quando o estudante e fotógrafo Peter Parker é picado por uma aranha (nessa versão, ela é geneticamente modificada) e adquire super poderes. Ele passa a combater o crime e enfrenta o vilão Duende Verde.

Homem-Aranha 2 chegou aos cinemas dois anos depois do enorme sucesso comercial do primeiro filme. Dessa vez ele encontra um novo inimigo, o Dr. Octopus. Em 2007 foi lançado Homem-Aranha 3, em que o herói enfrenta o Homem-Areia e também passa a lidar um estranho uniforme negro, que se adapta e veste o seu corpo. Homem-Aranha 4 está programado para sair em 2011, mas o roteiro ainda não está pronto.

Veja também:

Michael Moore
Branca de Neve e os Sete Anões
Psicose e a obra de Hitchcock
Os Simpsons
Indiana Jones
Harry Potter
O Senhor dos Anéis
O Iluminado
Titanic
Guerra nas Estrelas
E.T., O Extraterreste

Notícias recomendadas

7 filmes de Ano Novo para entrar no clima de festas

Cinema

10 filmes de X-Mens que você deveria assistir

Cinema

10 filmes imperdíveis com a atriz Glenn Close

Cinema

15 suspenses atuais que você não pode deixar de assistir

Cinema

10 filmes clichês de Natal que você precisa ver pelo menos uma vez na vida

Cinema

10 filmes imperdíveis que se passam na selva

Cinema