Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Syriana - A Indústria do Petróleo

Filme revela o que está por trás da indústria do petróleo.

Syriana - A Indústria do Petróleo

Diretor: Stephen Gaghan

Elenco: William Hurt, Matt Damon, George Clooney

País de origem: EUA

Ano de produção: 2005

Classificação: 16 anos

Bob Barnes (George Clooney) é um experiente membro da CIA, dedicado e que sempre acreditou verdadeiramente que seu trabalho anti-terrorista beneficiava o governo e tornava os EUA mais seguro. A carreira de 21 anos do agente se aproxima do final e ele recebe uma missão secreta em troca de uma promoção. Para isso, ele precisa assassinar o príncipe Nasir, um jovem carismático e reformista dos campos petrolíferos do Golfo Pérsico, que busca mudar as relações há muito tempo estabelecidas com os interesses dos americanos.

Nasir assina seu atestado de óbito quando faz um acordo com uma grande empresa chinesa e lhes concede os direitos de extração de gás natural. Tal decisão representa um grande prejuízo para a Connex, uma indústria menor do Texas. Neste contexto, entra na trama Dean Whithing, um dos homens mais poderosos de Washington, e que tenta desfazer tal contrato. De propriedade de Jimmy Pope (Chris Cooper), outra empresa do Texas, a Killen, ganha os direitos de perfuração de campos do Cazaquistão e torna-se muito mais atraente para Connex. Bennett Holiday (Jeffrey Wright) é o advogado responsável pela fusão Connex-Killen, que envolve outras questões relacionadas ao Oriente Médio.

Enquanto Barnes tenta executar a sua tarefa, uma de suas fontes o entrega e acaba com os seus planos. Assim, a CIA trai Bob e o usa como bode expiatório num jogo político de interesse alheio. Para piorar, o agente descobre que seus amigos Bryan Woodman (Matt Damon) e sua esposa Julie (Amanda Peet) podem ter um envolvimento com terroristas. Cada um desses personagens atua no sistema que dá poder à indústria petrolífera e tem conseqüências no mundo todo.

Syriana - A Indústria do Petróleo refere-se a áreas do Oriente Médio que se revelaram perigo potencial para a segurança norte-americana. Baseado no livro de Robert Baer (o personagem de George Clooney), See No Evil, o filme foi indicado ao Oscar por Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante (George Clooney). O roteirista esperava concorrer a Melhor Roteiro Adaptado e ficou surpreso com a classificação. O filme é comparado a Traffic, que também foi escrito por Stephen Gaghan. Este é o quarto trabalho de Clooney e Matt Damon juntos. Durante as filmagns, Clooney enfrentou sérios problemas: engordou 13 quilos e se machucou ao filmar uma cena em que apanha preso a uma cadeira. Ele feriu a espinha dorsal e teve a memória recente afetada.


Notícias recomendadas

6 remakes incríveis que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

Além dos documentários: 6 filmes que estimulam a consciência ambiental

Cinema

8 filmes brasileiros que você vai querer ver em 2019

Cinema

10 filmes incríveis dos anos 60 que você deveria assistir 

Cinema

8 filmes imperdíveis sobre escalada e alpinismo

Cinema

Cinema: 10 trailers e teasers que vão te deixar ansioso(a) para 2019

Cinema