Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Tempos de Paz

Homem chega ao Brasil, refugiado da Segunda Guerra, e é interrogado por policial especializado em torturas.

Tempos de Paz

Diretor: Daniel Filho

Elenco: Tony Ramos, Dan Stulbach, Daniel

País de origem: BRA

Ano de produção: 2009

Em 1945, após amenizados os ânimos da Segunda Guerra na Europa, o Brasil ainda vive sob constante tensão, somente aguardando as novas diretrizes para Tempos de Paz. Neste contexto, chega ao porto do Rio de Janeiro um navio de refugiados da Polônia, dentre eles Clausewitz (Dan Stulbach), um homem que nunca havia vindo ao Brasil, mas é apaixonado pelo idioma português. Revelando ser um simples agricultor, o polonês causa dúvida aos agentes da imigração, e é preso.

Aterrorizado pela possibilidade do fim da guerra, o chefe da imigração da Alfândega, Segismundo (Tony Ramos) apenas espera pela vingança dos homens presos por ele, quando ainda era um torturador da repressora polícia política do governo de Getúlio Vargas. Quando defrontado com Clausewitz, ele não sabe que atitude tomar, então prefere deportar o polonês, a não ser que ele dê uma explicação clara para o fato de um agricultor saber falar tão bem o português, além de não ter nenhum calo na mão.

Na sala de interrogatórios da Alfândega, Clausewitz precisa provar que não é nenhum comunista, e nem mesmo um nazista, querendo refúgio longe da Europa. Com uma visão totalmente romantizada do país, ele se assusta com a forma como é tratado, já que imaginava que ali poderia viver um sonho, depois de passar pelos horrores da guerra em seu país. Ao confessar à Segismundo que, na verdade, era ator na Polônia, e que desistiu da profissão depois dos horrores que viu, Clausewitz é desafiado: ele só não será deportado se fizer o ex-torturador chorar nos próximos dez minutos com uma das histórias que viveu.

Seis meses após lançar Se Eu Fosse Você 2, recordista de público do cinema brasileiro em 2009, Daniel Filho apresenta uma nova parceria com o ator Tony Ramos, Tempos de Paz. O filme é uma adaptação da peça Novas Diretrizes em Tempos de Paz, de Bosco Brasil. O espetáculo, protagonizado também nos palcos pela dupla Tony Ramos e Dan Stulbach, foi escrito para uma única apresentação no final de 2001, com Dan e Paschoal da Conceição. O sucesso foi tanto que a peça estreou em 2002 com Tony, ganhando diversos prêmios. Ewa Stulbach, nascida na Polônia e mãe de Dan, faz uma participação especial no filme.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema

Mostras de cinema gratuitas e online para conferir em fevereiro

Cinema