Guia da Semana

Pedro de Almeida é descendente de escravos que trabalhavam na extração de diamantes em Minas Gerais. Aos 81 anos ainda exerce a técnica do garimpo. Um dos últimos conhecedores dos vissungos - cantigas em dialeto banguela utilizadas nos rituais fúnebres da região, comuns nos séculos 18 e 19 - faz o papel de mestre de cerimônias do velório e enterro de João Batista, que morreu aos 120 anos.

O documentário dirigido por Rodrigo Siqueira acompanha o ritual de 17 horas que acontece no quilombo Quartel do Indaiá, no distrito de Diamantina, em Minas Gerais. Durante todo o funeral, Pedro conta histórias carregadas de poesia e significados místicos, deixando no ar várias dúvidas: João Batista tinha um pacto com o diabo?; o diabo existe?; estamos sozinhos no mundo?; almas existem?.

Terra Deu, Terra Come, ganhador na categoria melhor documentário brasileiro do Festival É Tudo Verdade deste ano, é o primeiro longa-metragem assinado por Siqueira, sendo seu segundo trabalho autoral depois do documentário Aqui Favela, o Rap Representa, exibido em 2003 pela TV Cultura.

Terra Deu, Terra Come

Diretor: Rodrigo Siqueira

País de origem: Brasil

Ano de produção: 2009