Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Território Restrito

Homem tem nas mãos o poder de decidir o destino de imigrantes ilegais.

Território Restrito

Diretor: Wayne Kramer

Elenco: Harrison Ford, Alice Braga

País de origem: EUA

Ano de produção: 2009

O agente da imigração Max Brogan (Harrison Ford) tenta fazer o máximo para facilitar a vida dos ilegais que são presos por ele, mas sofre com o preconceito de seus colegas, que acham que ele é bonzinho demais com os estrangeiros. Quando ele prende a mexicana Mireya Sanchez (Alice Braga), a moça pede ajuda para que seu filho não fique sozinho nos EUA, caso ela seja deportada. Porém, cedendo às pressões do grupo, Max acaba deixando a imigrante de lado e cumprindo friamente sua função.

Assim como Mireya, muitos estrangeiros têm problemas nos EUA, apesar de acreditarem estar na terra das oportunidades. A bangladeshiana Taslima, de apenas 15 anos, nunca havia tido qualquer problema, até escrever uma redação na qual diz entender os motivos dos terroristas do 11 de Setembro. Neste momento, sua família se torna alvo de investigações do FBI, que acredita que a garota é uma grande ameaça ao país.

O músico Gavin Kossef precisa mentir sobre sua opção religiosa para permanecer no país. A atriz australiana Claire Shepard tenta, por meios ilegais, conseguir um visto para ser aceita em um papel de destaque na televisão. O jovem coreano Yong Kim é forçado a ir contra sua moral para ser aceito no grupo. Todos têm apenas um objetivo, conseguir atravessar o Território Restrito, que é a imigração dos EUA e, enfim, poderem usufruir das oportunidades que tanto são divulgadas sobre o país.

O cineasta Wayne Kramer escreveu o roteiro de Território Restrito com a intenção de contar tanto a visão dos imigrantes quanto daqueles que trabalham com imigração. O próprio Kramer passou pela ansiedade de alguns dos personagens quando chegou aos EUA, em 1986, vindo da África do Sul. O filme, que relembra do atentado de 11 de Setembro, estreia no Brasil uma semana após o massacre que matou 12 pessoas no estado de Nova Iorque. O assassino seria um imigrante vietnamita que não conseguiu se adaptar ao seu novo país.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

"Terremoto", "Tel Aviv em Chamas" e mais seis filmes estreiam nos cinemas nesta quinta-feira (12); saiba mais!

Cinema

16 filmes imperdíveis para assistir no primeiro semestre de 2020

Cinema

10 filmes de terror e suspense para assistir em 2020

Cinema

"Fim de Festa", "Seberg Contra Todos" e mais quatro filmes chegam aos cinemas nesta semana; saiba mais!

Cinema

18 filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em março de 2020

Cinema

"Você Não Estava Aqui", "O Homem Invisível" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (27); Saiba mais!

Cinema