Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Tiresia

Uma transexual brasileira que trabalha em Paris é aprisionada por um amante da beleza, mas, sem seus hormônios, ela volta a ter características masculinas..

Tiresia

Diretor: Bertrand Bonello

País de origem: FRA

Ano de produção: 2003

Entre as tantas pessoas que tentam ganhar a vida oferecendo o corpo nas ruas de Paris está Tiresia (Clara Choveaux), uma transexual brasileira. Ela mora com o irmão na periferia da capital francesa, até ser encontrada por Terranova, uma espécie de sonhador em busca da perfeição. Comparando Tiresia a uma rosa, ele a seqüestra para ter sua beleza sempre junto de si.

Mas, no cativeiro, ela não recebe a dose de hormônios necessária para manter sua aparência e, quando as características masculinas reaparecem, Terranova liberta Tiresia (agora Thiago Teles), cegando-o antes. Largado na floresta, ele é encontrado por uma mulher e desenvolve dons de premonição, atraindo a população das redondezas e criando um conflito com o padre local.

O filme de Bertrand Bonello tem dois brasileiros fazendo o papel-título, e chamou a atenção da crítica no Festival de Cannes de 2003 por certos detalhes, como a prótese que Clara Choveaux usa nas cenas de nu frontal. O nome do personagem vem da mitologia grega, onde Tiresia era homem e mulher ao mesmo tempo, ficou cego ao ver a deusa Atena nua e previu que Édipo mataria o pai e se casaria com a mãe.

Notícias recomendadas

15 filmes com histórias de superação que vão te inspirar

Cinema

15 filmes originais de 2019 que você precisa assistir

Cinema

"Marighella", "O Gênio e o Louco" e mais sete filmes que estreiam nesta quinta (18); Confira!

Cinema

Netflix: 15 filmes que todo jovem deveria assistir

Cinema

10 filmes incríveis que se passam na Nova Zelândia

Cinema

10 filmes incríveis que se passam no Rio de Janeiro

Cinema