Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Tiresia

Uma transexual brasileira que trabalha em Paris é aprisionada por um amante da beleza, mas, sem seus hormônios, ela volta a ter características masculinas..

Tiresia

Diretor: Bertrand Bonello

País de origem: FRA

Ano de produção: 2003

Entre as tantas pessoas que tentam ganhar a vida oferecendo o corpo nas ruas de Paris está Tiresia (Clara Choveaux), uma transexual brasileira. Ela mora com o irmão na periferia da capital francesa, até ser encontrada por Terranova, uma espécie de sonhador em busca da perfeição. Comparando Tiresia a uma rosa, ele a seqüestra para ter sua beleza sempre junto de si.

Mas, no cativeiro, ela não recebe a dose de hormônios necessária para manter sua aparência e, quando as características masculinas reaparecem, Terranova liberta Tiresia (agora Thiago Teles), cegando-o antes. Largado na floresta, ele é encontrado por uma mulher e desenvolve dons de premonição, atraindo a população das redondezas e criando um conflito com o padre local.

O filme de Bertrand Bonello tem dois brasileiros fazendo o papel-título, e chamou a atenção da crítica no Festival de Cannes de 2003 por certos detalhes, como a prótese que Clara Choveaux usa nas cenas de nu frontal. O nome do personagem vem da mitologia grega, onde Tiresia era homem e mulher ao mesmo tempo, ficou cego ao ver a deusa Atena nua e previu que Édipo mataria o pai e se casaria com a mãe.

Notícias recomendadas

10 filmes com Papai Noel que vão deixar o seu Natal mais divertido

Cinema

15 filmes imperdíveis em cartaz no feriado de 20 de novembro de 2019

Cinema

"Um Dia de Chuva em Nova York", "A Vida Invisível" e mais oito filmes estreiam nos cinemas dia 21 de novembro

Cinema

10 filmes importantes sobre solidão 

Cinema

15 filmes com Alec Baldwin que você precisa assistir

Cinema

13 filmes imperdíveis em cartaz nos cinemas durante o feriado de 15 de novembro de 2019

Cinema