Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Tiros em Columbine

Vencedor do Oscar da categoria, o documentário de Michael Moore analisa a cultura das armas nos Estados Unidos..

Tiros em Columbine

Diretor: Michael Moore

País de origem: EUA

Ano de produção: 2002

No dia 20 de abril de 1999, Dylan Klebold e Eric Harris entraram na escola Columbine, mataram a tiros 13 pessoas, feriram outras 25 e depois se suicidaram. Este é o ponto de partida de Michael Moore para seu polêmico documentário Tiros em Columbine. Ele examina a cultura da violência nos Estados Unidos, onde a Constituição garante a todos os cidadãos o direito de ter armas de fogo. A questão pode parecer simples, mas não é: por que os norte-americanos matam e morrem mais a bala que qualquer outro povo?

Poderia ser simplesmente porque existem muitas armas; mas, no Canadá, a proporção é quase a mesma, e os assassinatos muito mais raros. Talvez seja o passado de guerras; mas a Alemanha, a França ou o Japão não têm os índices de homicídio norte-americanos. E a desagregação da família? O índice de divórcios na Inglaterra é parecido ao dos Estados Unidos, mas o número de mortes com armas de fogo é bem menor. Moore não aponta respostas definitivas, mas traz muita coisa para se pensar, especialmente sobre a cultura do medo que predomina nos Estados Unidos (a animação sobre a história do homem branco na América, feita pelo mesmo criador de South Park, é impagável e vale o ingresso do cinema).

Quem não conhecia Michael Moore ficou conhecendo na noite do Oscar de 2003, quando Tiros em Columbine levou a estatueta de melhor documentário e Moore fez um violento discurso atacando a guerra de George W. Bush no Iraque. Aparentemente, Charlton Heston também não conhecia Moore direito: as cenas finais do filme trazem uma entrevista com o velho Moisés, agora lobista a favor do porte de armas e que teve a audácia de participar de manifestações da Associação Nacional do Rifle dias depois do massacre em Columbine e de uma outra tragédia envolvendo armas e um menino de 6 anos em Michigan. Ao ouvir suas respostas, é difícil acreditar que não haja algo de muito errado com o seu país.

Notícias recomendadas

Saiba tudo sobre a 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Cinema

Filme 'Convenção das Bruxas' ganha trailer e pôster em português; confira!

Cinema

12 filmes imperdíveis do festival de documentários "É Tudo Verdade"

Cinema

10 festivais de cinema para ver online em 2020

Cinema

5 motivos para conferir a 9ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema

Cinema

Pipoca com sabor inspirado nas sobremesas do Outback entra no cardápio do Drive Park por tempo limitado; saiba tudo!

Cinema
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!