Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Titanic

James Cameron reconstrói a tragédia do navio inglês em história de amor.

Titanic

Diretor: James Cameron

Elenco: Leonardo DiCaprio, Leonardo, Kate Winslet

País de origem: EUA

Ano de produção: 1997

Assim como o pomposo navio que fez sua primeira e última viagem em 1912, o filme Titanic parecia estar fadado a afundar tão logo fizesse sua estréia. A idéia inicial partiu do diretor James Cameron, quando este filmava O Segredo do Abismo. Em 1995, o cineasta registrou com uma nova câmera os restos do navio, chegando a ficar um total de doze horas em um submarino. Porém, logo que começaram as filmagens também vieram os problemas. O orçamento teve de ser aumentado em mais de 50% e o lançamento foi adiado em cinco meses. Além disso, muitas pessoas da equipe e elenco ficaram doentes, inclusive Kate Winslet, que teve uma pneumonia.

Tudo para contar a fictícia história de amor entre Rose e Jack, durante a viagem do navio. Durante uma expedição aos restos do Titanic, em 1997, uma equipe busca um colar de diamante chamado de O Coração do Oceano, mas só o que eles conseguem é uma pintura de uma jovem usando esta jóia, na época do acidente. Logo, uma senhora de mais de cem anos (Gloria Stuart) diz que tem informações sobre quem era a garota do retrato e começa a contar sua própria história.

Em 1912, esta mulher, Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), era herdeira de uma nobre família e estava de casamento marcado com o também aristocrata Caledon Hockley (Billy Zane). Porém, esta não era a vida que ela sonhava. Cansada da hipocrisia que acompanhou durante a vida em seu meio social, Rose decide cometer suicídio quando está em uma viagem entre Inglaterra e EUA no Titanic. Quando vai se jogar, no entanto, é contida pelo humilde Jack Dawson (Leonardo DiCaprio), um artista de rua que ganhou a passagem para a terceira classe em um jogo de pôquer.

Jack apresenta o setor mais modesto do navio para Rose, que logo se encanta com as festas e com seu novo amigo. Para desagrado de sua família e de Caledon, a moça começa a viver um grande amor com o pintor. Porém, na noite de 14 de abril, o Titanic bate em um grande iceberg. Sem condições de segurança necessárias e em águas geladas, o comandante tem problemas para ajudar os passageiros a se salvarem, dando prioridade para as pessoas mais importantes, que estavam na primeira classe. Em meio ao caos, a apaixonada Rose decide lutar para que Jack seja salvo com ela, ou que ambos morram juntos.

Ao estrear, a história de amor representada por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio arrebatou o público e foi um grande sucesso de bilheteria. O filme conseguiu o feito de ficar em primeiro lugar durante 15 fins de semana seguidos, totalizando um recorde de US$ 1,8 bilhão mundialmente. Além disso, o longa de mais de 3 horas foi indicado a 14 Oscar, vencendo em 11 das indicações, dentre elas a de melhor filme e diretor. A produção foi tão grandiosa que com o dinheiro gasto no filme daria para construir outro Titanic. Além disso, a réplica usada era de praticamente 90% do original. No Brasil, o filme levou 17 milhões de pessoas aos cinemas, um recorde absoluto.


Trailer do filme video

Notícias recomendadas

5 filmes com final ambíguo que você precisa assistir

Cinema

15 filmes com a atriz Sandra Bullock que você precisa assistir

Cinema

Além de Harry Potter, 10 filmes com Daniel Radcliffe

Cinema

"Aquaman", "Intimidade Entre Estranhos" e mais dois filmes estreiam nesta quinta-feira (13); Confira!

Cinema

11 filmes em cartaz para quem vai ficar em casa nas férias de verão

Cinema

7 filmes de Ano Novo para entrar no clima de festas

Cinema