Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Tony Manero

Homem comete crimes por ser obcecado por personagem de John Travolta.

Tony Manero

Diretor: Pablo Larraian

País de origem: CHI/BRA

Ano de produção: 2008

Durante a ditadura de Pinochet, no Chile, Raúl Paredes vive a obsessão de ser Tony Manero, personagem de John Travolta no filme Os Embalos de Sábado a Noite. Dançarino profissional em um bar pobre na periferia de Santiago, Raúl planeja cada um de seus atos em razão desta obsessão. Para isso, ele frequenta regularmente o cinema para decorar cena a cena os gestos e falas de seu grande ídolo.

Se apresentando com um grupo de dança, Raúl não se conforma com a displicência dos outros bailarinos, que não se preocupam em seguir os passos de Tony, e ainda arriscam inventar novas coreografias para a apresentação, principalmente Pauli e Goyo, os mais jovens do grupo, que se completa com Cony, mãe da garota e namorada de Raúl. Mais do que com a dança, o jovem casal está preocupado com o momento político que o país vive, e integra um movimento contra a ditadura, sempre preocupados em não despertar suspeitas da polícia.
Quando Raúl descobre que uma emissora de televisão local está promovendo um concurso para decidir qual é o melhor imitador de Tony Manero do país, ele enxerga aí sua grande chance para o sucesso. Sua vontade de ser reconhecido é tanta, que ele passa por cima de qualquer obstáculo que possa destruir seu objetivo, mesmo que para isso ele precise cometer grandes atrocidades.

O cineasta chileno Pablo Larraín criou Tony Manero como um retrato de seu país pós-ditadura, que segundo ele é obcecado pelo que é estrangeiro e incapaz de seguir sua própria cultura e tradição, perdendo assim sua própria identidade. O filme, uma co-produção Brasil e Chile, é protagonizado por Alfredo Castro, que também ajudou a escrever o roteiro com Pablo e Mateo Iribarren, e recebeu o prêmio de melhor ator no Festival de Havana e no Festival de Turim, onde Tony Manero levou os prêmios de melhor filme.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

"Dolittle", "Luta Por Justiça" e mais três filmes estreiam nesta quinta (20); Confira!

Cinema

"Sonic: O Filme", "O Preço da Verdade" e mais quatro filmes estreiam nos cinemas dia 13 de fevereiro; Confira!

Cinema

11 filmes que não venceram o Oscar 2020, mas que você deveria assistir o quanto antes

Cinema

Veja a lista dos filmes vencedores do Oscar 2020

Cinema

Oscar de Melhor Atriz: 11 atuações que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

"Jojo Rabbit", "Harriet" e mais três filmes são as estreias desta semana; saiba mais!

Cinema